Palavra da Fundação
Afinal, o que é essa tal inovação?

É interessante observar como algumas palavras repentinamente entram na moda e passam a constar de todas as notícias, todos os textos, todas as conversas...

A palavra 'inovação' é uma delas e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal não ficou indiferente a todo esse movimento. Também começamos a conviver, a incorporar e a perceber a necessidade de inovação.

Queremos soluções inovadoras. Queremos apoiar intervenções inovadoras. Queremos desenvolver projetos inovadores. O conceito soa fresco, leve, novo... tão irresistível como um raio de luz dentro de um quarto escuro.

Mas como saber exatamente o que é inovador? Como ter certeza de que esta é uma ideia inovadora? Como estimular alguém ou uma organização a ser inovador? Essas perguntas nos perseguem e a resposta não é simples.

Foi o desejo de compreender melhor 'essa tal de inovação' que nos levou a convidar o consultor inglês David Albury para um almoço conosco, aqui mesmo na sede da FMCSV. David já veio ao Brasil diversas vezes prestar consultoria, e se dispôs a nos apresentar o conceito de inovação, de acordo com a concepção utilizada na Innovation Unit (IU), a entidade na qual ele trabalha.

David é diretor de design e desenvolvimento da IU, uma organização inglesa dedicada a transformar os serviços públicos. A construção de soluções por um processo de trabalho de "grass roots" aliado a técnicas que buscam o olhar diferenciado para desafios sociais.



O "empoderamento" dos participantes (em todos os níveis) para a tentativa de encontrar as soluções radicais com melhores resultados e custos mais baixos. Um sonho? É isso que estamos tentando entender e verificar se podemos pensar em algo para a infinidade de desafios brasileiros na Primeira Infânica.

Essa é uma lição que vale a pena ser compartilhada. E nós a compartilhamos neste boletim. Leia mais na seção Aconteceu Aqui.

 

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888