Aconteceu Aqui
FMCSV recebe consultor inglês especializado em processos inovadores

Desde que a FMCSV estabeleceu a parceria com a ONG Grand Challenges Canadá, por meio do Programa Saving Brains, a organização tem se dedicado a aprofundar-se na temática da inovação em estratégias para o desenvolvimento na Primeira Infância.

Essa motivação também foi alimentada pelo reconhecimento recente da Fundação América Latina en Acción Solidaria (ALAS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Concurso ALAS-BID para a Primeira Infância de 2013, que indicou o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, uma parceria entre a Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo e a FMCSV, como um dos cinco finalistas à categoria de melhor inovação.

Por tudo isso, no dia 12 de março, o consultor David Albury, diretor da Innovation Unit, visitou a sede da FMCSV para compartilhar metodologias e experiências de projetos de inovação na Inglaterra, e também outras iniciativas no campo da educação, apoiadas pelo consultor no Brasil.

Além dos representantes da equipe e conselheiro da FMCSV, participaram do encontro membros da Rede Transformação Pública.

Na sua exposição, David Albury apontou desafios importantes para o desenvolvimento de inovações sociais. Para ele, essas inovações não se concretizam de forma isolada, por um indivíduo, mas, sim, a partir de um processo de co-criação que reúne atores envolvidos com as questões que a inovação irá responder e transformar. No processo de construção, esses atores têm de discutir suas ideias, convergentes ou não, chegando a pontos comuns para a solução de problemas, gerando protótipos a serem testados e avaliados.

O consultor ressaltou que empreendedores de inovação têm de estar dispostos a correr riscos e a errar. Alguns protótipos criados podem não chegar aos resultados esperados.

David recomenda que os empreendedores envolvam o maior número possível de interessados no desenvolvimento dos protótipos, que entendam as possibilidades de solução de problemas por meio dessas experiências práticas.

Seguindo esse formato, o sucesso da inovação social e a possibilidade de ela ser adotada pelas políticas públicas se ampliam, já que vários grupos de interesse estarão envolvidos e comprometidos com a causa.

Para Eduardo Marino, gerente de avaliação e pesquisa da FMCSV, “as experiências compartilhadas por David são extremamente enriquecedoras e nos ajudam a fortalecer a nossa convicção e o nosso trabalho na busca por inovações que gerem, de fato, transformações no universo da criança pequena para que ela possa se desenvolver integralmente”.

 

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888