Novidade

Parceria com ARTEMISIA quer gerar novos negócios voltados à Primeira Infância

Já se sabe que os primeiros anos de vida são determinantes para o futuro das pessoas e, consequentemente, da sociedade. Evidências científicas demonstram que os investimentos na Primeira Infância trazem melhores retornos sociais, pois repercutem em todos os anos posteriores, influenciando a vida escolar, o trabalho e demais aspectos socioeconômicos. No Brasil, ainda há poucas iniciativas de impacto, que consigam suprir as necessidades da criança pequena, especialmente daquelas nascidas em famílias de baixa renda, com a qualidade e eficiência necessárias.

Pensando nisso, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal uniu-se à ARTEMISIA, organização pioneira na disseminação e fomento de negócios de impacto social, para criar o “ARTEMISIA Lab Primeira Infância”,

cujo objetivo é incentivar e capacitar empreendedores que possam desenvolver e implementar negócios sociais inovadores, com potencial de implantação em grande escala.

Vale lembrar que o conceito de negócios sociais de impacto ainda é novo e engloba projetos e ações que tenham, como características: foco na população de baixa renda; intencionalidade, ou seja, a missão explícita de causar impacto social, sendo geridos por empreendedores éticos e responsáveis; potencial de escala, podendo ser expandidos; rentabilidade, sem depender de doações ou subsídios; produto ou serviço que gere impacto social direto à causa; distribuição ou não de dividendos a acionistas.

Até 31 de maio, empreendedores interessados em atuar pela Primeira Infância devem fazer a sua inscrição no site da ARTEMISIA. O mínimo de trinta pessoas será selecionado e frequentará o laboratório nos dias 18 a 20 de junho, em São Paulo, participando de workshops vivenciais alinhados aos temas: proposta de valor, prototipagem, formação com especialistas em Primeira Infância e em startups, geração conjunta de ideias, preparação do pitch (apresentação de 3 a 5 minutos para conquistar o interesse da outra parte) e design thinking (conjunto de métodos e processos para abordar problemas relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções). As melhores ideias receberão, além da mentoria da ARTEMISIA, um capital “semente” para dar início ao desenvolvimento do negócio.

Nicho para negócios de impacto social

Para a ARTEMISIA, as deficiências atuais no atendimento à Primeira Infância apresentam boas oportunidades aos empreendedores na criação de modelos de negócios, ou seja, soluções inovadoras que aprimorem ou supram serviços já existentes como a qualificação de babás e cuidadores, informações para pais e educadores, creches, dentre outros. “Há poucos negócios de impacto social voltados à Primeira Infância e uma grande demanda no País por produtos e serviços para esse público; um mercado potencial que corresponde a pouco mais de 10% da população, de acordo com o Censo Demográfico 2010”, afirma Maure Pessanha, diretora-executiva da ARTEMISIA.

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888