cujo objetivo é incentivar e capacitar empreendedores que possam desenvolver e implementar negócios sociais inovadores, com potencial de implantação em grande escala.
Vale lembrar que o conceito de negócios sociais de impacto ainda é novo e engloba projetos e ações que tenham, como características: foco na população de baixa renda; intencionalidade, ou seja, a missão explícita de causar impacto social, sendo geridos por empreendedores éticos e responsáveis; potencial de escala, podendo ser expandidos; rentabilidade, sem depender de doações ou subsídios; produto ou serviço que gere impacto social direto à causa; distribuição ou não de dividendos a acionistas.
Até 31 de maio, empreendedores interessados em atuar pela Primeira Infância devem fazer a sua inscrição no site da ARTEMISIA. O mínimo de trinta pessoas será selecionado e frequentará o laboratório nos dias 18 a 20 de junho, em São Paulo, participando de workshops vivenciais alinhados aos temas: proposta de valor, prototipagem, formação com especialistas em Primeira Infância e em startups, geração conjunta de ideias, preparação do pitch (apresentação de 3 a 5 minutos para conquistar o interesse da outra parte) e design thinking (conjunto de métodos e processos para abordar problemas relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções). As melhores ideias receberão, além da mentoria da ARTEMISIA, um capital “semente” para dar início ao desenvolvimento do negócio.
Nicho para negócios de impacto social
Para a ARTEMISIA, as deficiências atuais no atendimento à Primeira Infância apresentam boas oportunidades aos empreendedores na criação de modelos de negócios, ou seja, soluções inovadoras que aprimorem ou supram serviços já existentes como a qualificação de babás e cuidadores, informações para pais e educadores, creches, dentre outros.
“Há poucos negócios de impacto social voltados à Primeira Infância e uma grande demanda no País por produtos e serviços para esse público; um mercado potencial que corresponde a pouco mais de 10% da população, de acordo com o Censo Demográfico 2010”, afirma Maure Pessanha, diretora-executiva da ARTEMISIA.
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