Aconteceu Aqui

Segunda edição da Ciranda de Filmes reuniu especialistas para falar da infância

Entre os dias 21 e 24 de maio de 2015, em São Paulo, foi realizada a segunda edição da Ciranda de Filmes, a primeira mostra de cinema do Brasil com foco em infância e educação. Na ocasião, além de exibir gratuitamente produções cinematográficas nacionais e estrangeiras, o evento promoveu rodas de conversa, vivências lúdicas e oficinas cinematográficas, tendo como ponto de partida a linguagem do cinema integrada aos temas famílias, relação criança e natureza e protagonismo infantil.

Para essa segunda edição, cinquenta filmes (nacionais, estrangeiros, inéditos, antigos e contemporâneos) foram exibidos durante os quatro dias do evento. Dentre os lançamentos, destacou-se o documentário brasileiro “Território do Brincar”, de Renata Meirelles e David Reeks.

Compuseram a lista de produções estrangeiras o filme argentino “Ciências Naturais”, do diretor Matias Lucchesi, o turco “Sonho de Wadjda” e os documentários inéditos no Brasil “Project Wild Thing”, de David Bond, e “School´s Out”, de Lisa Molomot.

Rodas de conversa, vivências lúdicas e oficinas

Para ampliar as reflexões e debates, rodas de conversa destacaram os três temas da edição, sendo conduzidas por especialistas: “Famílias”, com Ada Pellegrini Lemos, Susan Andrews e Rosely Sayão; “Relação Criança e Natureza”, com Gandhy Piorski, Rita Mendonça e Ricardo Ghelman; e “Protagonismo infantil”, com Alemberg Quindins, Severino Antonio e Lucilene Silva. As vivências lúdicas, focadas na expressão corporal, na vivência da natureza por meio de jogos e na música, contaram com a experiência e os conhecimentos de Ivaldo Bertazzo, Guilherme Blauth e o Grupo Babado de Chita.

Duas oficinas também foram oferecidas aos participantes. A primeira, “Crítica Cinematográfica”, teve à frente Sérgio Rizzo. A segunda, “Desvendando o Processo Cinematográfico”, contou com os diretores Renata Meirelles e David Reeks, a roteirista Anna Clara Peltier e a montadora Marília Moraes.

"A linguagem do cinema tem a força de nos transportar para outro mundo, de nos colocar no lugar e ao lado do outro, mexendo com nossa sensibilidade, memória e emoção mais profundas. Por conta disso, e da necessidade de aprofundarmos o debate e o nosso conhecimento, buscamos refletir na programação da Ciranda de Filmes uma visão ampla e sistêmica sobre infância, aprendizagem e desenvolvimento infantil. Nossa intenção é fortalecer caminhos possíveis e utopias, por isso priorizamos filmes inspiradores que nos revelam culturas diversas e experiências possíveis", define Fernanda Heinz Figueiredo, idealizadora e curadora do projeto. A segunda edição da Ciranda de Filmes contou com o patrocínio do Instituto Península e do Instituto Alana e apoios do Instituto Natura, Prefeitura de São Paulo, Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, Itaú Cultural e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888