Entrelinhas

Novas publicações podem embasar gestores e profissionais na elaboração de ações em favor da Primeira Infância


Uma das iniciativas do Observatório Nacional da Primeira Infância, projeto da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), que teve o apoio da FMCSV, acaba de ser disponibilizada ao público.

Três publicações, que reúnem informações sobre temas relevantes à infância, podem ser acessadas gratuitamente, servindo às reflexões, discussões e elaborações de programas e políticas públicas sustentáveis e acessíveis, que favoreçam o pleno desenvolvimento da criança pequena.

O primeiro documento, “Acidentes na Primeira Infância”, contendo onze capítulos, traz dados e análises minuciosas sobre a mortalidade e hospitalização de crianças (zero a seis anos) vítimas de acidentes; programas e ações preventivos; instituições que trabalham com o tema; investimentos públicos para prevenção e correção do problema; situações e cenários que favorecem os acidentes; iniciativas para evitá-los.

Obesidade Infantil” é o tema da segunda publicação. Nela, especialistas esmiúçam o conceito de obesidade; quais os critérios para o diagnóstico; os fatores de risco do excesso de peso na infância e os prejuízos à saúde; leis, programas, projetos e políticas públicas existentes, assim como instituições que atuam para prevenir ou cuidar do problema.

A última publicação, intitulada “Orçamento Primeira Infância”, tem dois objetivos principais. O primeiro é chamar a atenção da sociedade, especialmente de gestores e decisores públicos, sobre a importância de se definir um orçamento destinado às ações que favoreçam o desenvolvimento infantil. Isto porque, até hoje, as iniciativas voltadas à criança pequena estão diluídas no orçamento geral da União, muitas vezes alocadas em programas que envolvem outras etapas da vida, como a adolescência.

Outro objetivo do documento é monitorar e explicitar o atual uso do orçamento para potencializar ações nas várias áreas de interesse, dedicadas ao cuidado e atendimento da criança pequena (Educação, Saúde e Assistência Social). Dados demonstrados em gráficos e tabelas evidenciam a importância de se otimizar recursos e de se trabalhar pela formatação de um orçamento totalmente focado no desenvolvimento da Primeira Infância.

Acesse o site da RNPI para saber mais sobre os objetivos e as ações do Observatório Nacional da Primeira Infância.

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888