Destaque

Sucesso do Programa Liderança Executiva leva à criação de uma edição no Brasil

Já é fato comprovado pela Ciência que as raízes de uma sociedade saudável e justa estão fincadas na Primeira Infância (da gestação aos seis anos). Por isso, o Programa de Liderança Executiva, realizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), tem como objetivo dar às lideranças do poder público e da sociedade civil organizada subsídios para elaborar planos de ação que favoreçam o bom desenvolvimento da criança pequena.

Esse objetivo tem sido alcançado. Prefeitos, governadores, secretários das várias pastas, parlamentares, primeiras-damas e lideranças de instituições privadas e do Terceiro Setor estão formatando, por meio dos conteúdos e trocas do Curso, programas e políticas públicas eficazes, unindo o conhecimento científico às necessidades da população infantil.

Exemplos disso não faltam. Um deles é o resultado do protagonismo de parlamentares, que frequentaram o Curso, na mobilização em torno da criação do Marco Legal da Primeira Infância, que gerou o Projeto de Lei 6.998/2013, atualmente em tramitação no Senado. Um grande passo para a defesa e o aprimoramento dos direitos das crianças entre zero e seis anos de idade.

Outros resultados significativos foram a estruturação do “Programa cresça com seu filho”, uma iniciativa da Primeira Dama da capital do Ceará, que participou do curso, em 2013, e a criação do "Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância" (Agapi), tendo à frente a prefeita da cidade, que também frequentou o curso, na turma de 2012 (leia a matéria “A criança pequena é prioridade na cidade de Arapiraca, Alagoas”, neste boletim).

A adesão das lideranças e os resultados das edições anteriores motivaram o NCPI a instituir um curso realizado integralmente no Brasil para viabilizar uma maior participação dos interessados.

As inscrições para a edição nacional se encerraram no dia 30 de março. As aulas presenciais, sediadas no Insper, em São Paulo, começarão em abril.

A edição internacional, que acontece desde 2012, está com as inscrições abertas até 15 de abril. Esse curso, que tem um módulo em Harvard (EUA), terá início em agosto. Para saber mais sobre os valores, conteúdos e professores, acesse o site do NCPI.

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888