Mural
Publicação orienta avaliação de programas em municípios

O ano de 2014 foi fechado com chave-de-ouro para gestores das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social dos 5.551 municípios brasileiros dos 27 estados. Eles receberam, em dezembro, exemplares da obra “Diálogos sobre avaliação na Primeira Infância”, em que estão discussões e análises de vários especialistas sobre o tema.

A ideia é que a publicação propicie uma reflexão profunda dos gestores municipais sobre a importância da avaliação para traçar ajustes ou mudanças que garantam mais eficiência aos programas e projetos voltados à Primeira Infância implementados em suas cidades

Nas páginas do documento também está o resultado de uma ampla pesquisa contendo, inclusive, detalhes de alguns instrumentos avaliativos mais usados na realidade brasileira que, integrados, servem às necessidades dos gestores para definir o que tem sido bom e o que pode ser melhor nos projetos adotados pela rede de atendimento e cuidado à criança pequena.

Um cenário completo

A publicação também faz uma análise do atual cenário da avaliação na Primeira Infância em nosso país nas três principais áreas de atendimento (Educação, Saúde e Assistência Social), mostrando as divergências e convergências dos estudiosos sobre a forma de avaliar e a importância de se promover a intersetorialidade entre as áreas.

No final, apresenta cinco modelos já utilizados por alguns gestores públicos e algumas organizações não governamentais. São eles: Escalas ECERS-R/ITERS-R (Early Childhood Environment Rating Sacale Revised Edition – Infant/Toddler Environment Rating Scale Revise Edition), Indique Educação Infantil (Indicadores de Qualidade da Educação Infantil), ASQ-3 (Ages and Stages Questionnaires), EDI (Early Development Instument) e IOC (Indicadores de Oportunidades e Conquistas).

O documento, em linguagem acessível, traz também anexos complementares e um glossário que favorecem o entendimento das nomenclaturas e dos termos técnicos da área. “Diálogos sobre Avaliação na Primeira Infância” é uma realização da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em parceria com Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Instituto ABCD, Instituto C&A e Instituto Dynamo. A versão virtual, também gratuita, está disponível para download. É só clicar aqui.

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888