Entrelinhas
Intensificando o desenvolvimento da Primeira Infância: investindo na Primeira Infância com grandes retornos

Este é o nome do relatório lançado em 2014, construído pelos autores da Rede de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial, com o objetivo de mostrar a decisores, formadores de opinião, gestores públicos e lideranças da sociedade civil organizada porque o investimento na Primeira Infância, além de ser uma questão ética, traz retornos econômicos não só para as crianças, como para suas famílias, comunidades e a sociedade em geral.

O que as pesquisas apontam é que intervenções nos primeiros anos de vida garantem maiores benefícios do que aquelas realizadas mais tarde, na juventude ou vida adulta.

Para orientar políticos, profissionais e demais agentes focados em programas e políticas públicas sociais, esse guia compartilha 25 intervenções passíveis de investimentos e que podem fazer diferença no presente e futuro da criança pequena e de seu entorno.

Essas intervenções estão divididas em cinco “pacotes” integrados, com iniciativas nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, que perpassam as diferentes etapas do desenvolvimento da criança, até os seis anos de vida.

No “pacote de apoio à família”, dentre outros aspectos estão educação materna, planejamento familiar e de orçamento, licença parental, acesso à água potável e ao saneamento básico. Compõem o “pacote gravidez” o atendimento pré-natal, o suplemento de ferro e ácido fólico para gestantes e o aconselhamento de dietas adequadas para as gestantes.

Já o “pacote nascimento (até os seis meses)” envolve o atendimento especializado durante o parto, o registro do nascimento e o aleitamento materno.

No “pacote saúde e desenvolvimento infantil (até os cinco e seis anos)”, encontram-se aspectos relacionados às imunizações, à dieta adequada, à suplementação de zinco para diarreia, a prevenção e o tratamento da desnutrição aguda e a desparasitação.

O “pacote pré-escola (três a seis anos)” prevê a educação pré-primária e a continuidade da trajetória escolar.

Em cada “pacote”, os especialistas apontam os principais benefícios dos investimentos nos itens elencados. No final do documento, estão algumas reflexões de como integrar esses pacotes e o que deve compor o planejamento dos países para a implementação de uma política de desenvolvimento da Primeira Infância multissetorial, essencial para que os investimentos tragam o retorno esperado para o bem-estar social e econômico de toda a sociedade.

Leia a publicação na íntegra, fazendo o download gratuitamente. Clique aqui.

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888