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NCPI: três anos de conquistas em favor da criança pequena

A criação do Núcleo Ciência Pela Primeira Infância em 2012, tinha um objetivo claro: por três anos, utilizar o conhecimento científico sobre desenvolvimento da Primeira Infância para qualificar as políticas públicas às crianças pequenas.

Para isso, o NCPI atua em três eixos de ação. O primeiro, denominado Comitê Científico, procura construir uma visão científica única que explique as raízes de uma vida saudável e produtiva. O Comitê reúne especialistas da Academia das diversas áreas do conhecimento que elencam conteúdos científicos que possam embasar a formulação de políticas públicas e das práticas profissionais voltadas ao desenvolvimento infantil.

O segundo eixo, Tradução e Comunicação da Ciência, envolve uma equipe de pesquisadores brasileiros, em pareceria com o Instituto Frameworks, dedicada a descobrir e compreender os modelos culturais que determinam a forma como os brasileiros percebem o desenvolvimento da Primeira Infância. A partir daí, os especialistas vão elaborar e testar algumas mensagens que possam comunicar de forma eficaz os conceitos científicos relacionados ao desenvolvimento da criança pequena, fazendo uma ponte entre Ciência e sociedade, resultados que serão colhidos em 2015.

Já o terceiro e último eixo, chamado Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, reúne, anualmente, aqueles que formulam, implementam e gerenciam políticas públicas (prefeitos, secretários, governadores, deputados, senadores, vereadores, primeiras-damas, líderes da sociedade civil organizada) em uma formação intensa sobre a Ciência do desenvolvimento da Primeira infância e como ela pode ajudar a qualificar a vida da criança brasileira. O programa culmina com o desenvolvimento, pelos participantes, de planos de ação que fortaleçam as políticas e os programas de promoção da Primeira Infância nas cidades, estados e País.


Avaliar para melhorar

Encerrada a fase dos três primeiros anos, os participantes do NCPI resolveram realizar uma avaliação para identificar pontos fortes e frágeis da iniciativa e se os resultados favoreciam ou não a renovação da proposta. Para isso, contrataram dois consultores externos. As conclusões gerais da avaliação motivaram os parceiros a dar continuidade ao NCPI por mais três anos.

Nesse primeiro triênio, o Comitê Científico realizou cinco encontros, reunindo quinze pesquisadores de sete áreas do conhecimento, das Ciências Sociais e da Economia à Educação e Psiquiatria, dando origem ao working paperO impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem”, lançado no IV Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, em 2014.

O Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância teve três edições, contando com a participação de 135 líderes informados e mobilizados, que estruturaram 21 planos de ação. Os resultados concretos da iniciativa, até aqui, são a criação do Marco Legal da Primeira Infância no Congresso Nacional (em fase de tramitação e aprovação), Programas “Fortaleza cresce com seu filho” (CE), “Arapiraca garante a Primeira Infância” (AL), “Família que Cuida” (RR), a nova Caderneta da Criança, com abordagem integral e integrada do cuidado e atendimento desse público (MS), novas iniciativas de visitas domiciliares para a promoção do desenvolvimento infantil. Também inspirou a criação do programa “São Paulo Carinhosa” (SP).

O NCPI também proporcionou o intercâmbio e atuação de 25 professores e vinte alunos da Universidade de Harvard e de sete pesquisadores brasileiros em favor do desenvolvimento infantil.

O Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, que também é uma realização NCPI, teve quatro edições, contando com a participação de mais de 50 palestrantes brasileiros e internacionais, que falaram a uma plateia presencial de 1.200 pessoas e mais de 2.000 internautas que acompanharam os eventos virtualmente

Apesar de todas essas conquistas e bons resultados, a avaliação externa detectou que ainda existem grandes desafios como: quais devem ser as estratégias para que o working paper e outros produtos do NCPI efetivamente impactem e influenciem aqueles que definem ou gerenciam as políticas públicas de Primeira Infância? Como incentivar os pesquisadores a propor projetos inovadores à causa do desenvolvimento infantil? O atual modelo de governança e a sistemática utilizada favorecem a sustentabilidade do NCPI? De que forma aproximar os ex-alunos do Programa de Liderança Executiva das ações do NCPI?

As respostas a essas perguntas devem gerar ideias que tendem a fortalecer ainda mais as iniciativas em favor da criança pequena, a partir do envolvimento e determinação dos parceiros que hoje formam o NCPI: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Center on the Developing Child, David Rockefeller Center for Latin American Studies (ambos da Universidade de Harvard), Insper, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Hospital Infantil Sabará.

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