Novidade
São Paulo pela Primeiríssima Infância amplia sua atuação para mais 28 cidades

O Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, inspirado nos bons resultados do Programa Primeiríssima Infância, da FMCSV, iniciou suas ações em 2013, a partir de acordo firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, tornando-se um programa institucional da SES. A proposta é ampliar o impacto da iniciativa, beneficiando novos municípios do Estado.

Para responder aos desafios de uma maior abrangência, o Programa, implementado inicialmente na região de Jundiaí, passou por ajustes e, em 2014, vai atuar nas regiões de Votuporanga, São Carlos e Apiaí, beneficiando 28 cidades.

No dia 16 de outubro, os prefeitos dos 28 novos municípios assinarão, em conjunto com a SES e a FMCSV, os Termos de Compromisso para essa nova fase, que envolve todas as etapas de implementação do Programa em cada município, desde uma avaliação da linha de base, para definir qual é o cenário atual de atenção às gestantes e crianças pequenas, e a formação de um Comitê Gestor Municipal, até as capacitações das equipes das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social e a realização de ações para conscientizar toda a comunidade sobre a importância dos primeiros anos de vida. A ideia é que, em breve, a SES amplie o programa para todo o Estado.

O impacto nas três novas regionais

Com a implementação do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância nas regiões de Apiaí, São Carlos e Votuporanga, envolvendo 28 municípios, mais de 2.200 profissionais das áreas de cuidado e atendimento e 72 gestores municipais receberam capacitação. A estimativa é de que cerca de 5.400 gestantes e 30.000 crianças de zero a três anos receberão, anualmente, atendimento qualificado nessas regiões.

“A ampliação para as 28 cidades é uma grande conquista! O programa passa a estar presente em 37 municípios do Estado. Parcerias como essa, com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, nos ajudam a concretizar a nossa missão de gerar e disseminar conhecimento sobre a Primeira Infância. É na política pública que se garante a escala e o maior impacto das ações”, comenta Gabriela Aratangy Pluciennik, Coordenadora de Programas da FMCSV.

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888