Aconteceu Aqui
FMCSV e Instituto de Saúde realizam curso de sensibilização

Em pouco tempo, o curso “Atenção Integral à Primeira Infância”, anunciado pela parceria entre o Instituto da Saúde (IS) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), recebeu 185 inscrições. Destas, 84 responderam aos pré-requisitos para a participação, envolvendo 36 municípios do Estado de São Paulo que compõem as regiões onde é urgente atuar pela redução da mortalidade infantil (Baixada Santista, Taubaté, Sorocaba e Grande São Paulo).

O objetivo da iniciativa é justamente sensibilizar profissionais e gestores da rede de atenção e atendimento sobre a importância de políticas públicas focadas na Primeira Infância, compartilhando conhecimento, informações e práticas bem-sucedidas que possam subsidiar a elaboração de programas municipais.

O curso acontece em quatro terças-feiras, tendo sido iniciado no dia 16 de setembro de 2014. Dentre os temas que serão discutidos pelos participantes, em palestras, mesas-redondas e debates, estão:

  • importância da Primeira Infância para o bem-estar social do país;
  • eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança;
  • monitoramento do desenvolvimento da criança pelos profissionais do atendimento básico;
  • capacitação das equipes para que possam fortalecer as famílias para o cuidado infantil;
  • estratégias para fomentar o trabalho em rede, integrando as ações da Saúde, e para gerar a intersetorialidade entre Saúde, Educação e Assistência Social.

Para superar os desafios, nada melhor do que se inspirar em boas práticas que estão fazendo diferença nos municípios que as adotaram. É por isso que o curso vai apresentar experiências exitosas, como é o caso do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado em parceria com a FMCSV, voltado às gestantes e crianças de até três anos.

Mas, como concretizar as ações voltadas à criança pequena em cada cidade? A FMCSV ajudará a responder esta pergunta, apresentando instrumentos para a elaboração de um Plano de Ação, propondo etapas e estratégias que favoreçam a formulação de projetos focados na Primeira Infância.

“O curso é um passo importante para ampliar o debate e mobilizar gestores municipais e equipes, que atuam diariamente junto à criança e às famílias, sobre a urgência de um olhar mais integral e integrado do desenvolvimento infantil.

Acreditamos que iniciativas como essa podem contribuir concretamente às mudanças não só de posturas, mas de prioridades nos municípios, com ações planejadas que favoreçam o bem-estar da criança pequena”, explica Ely Harasawa, Gerente de Programas da FMCSV.

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888