Mural
Seminário “Avaliação para o Investimento Social Privado: Estratégia Organizacional” amplia a discussão sobre a importância da avaliação nas decisões das instituições

No dia 6 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), especialistas vão discutir a importância da avaliação como uma das ferramentas para direcionar decisões estratégicas das organizações.

O evento contará com três oficinas simultâneas. Na oficina, “Avaliando nosso caminho para tornar as organizações mais inteligentes”, Tessie Catsambas, presidente da EnCompass LLC (EUA), irá conduzir os trabalhos, focando sua apresentação em estratégias avaliativas que contribuem ao impacto positivo das organizações.

“Avaliações para apoiar diferentes tipos de aprendizagem e melhorar as estratégias organizacionais” é o tema de outra oficina, coordenada por Patrícia Rogers, professora da RMIT University, que mostrará como diferentes tipos de avaliação podem ser utilizados na elaboração, implementação e revisão de estratégias organizacionais.

A terceira oficina trará o tema “Estudos avaliativos experimentais e quase-experimentais e sua relevância para aumentar a efetividade das organizações”, com Thomas Cook, professor da Northwestern University, que apresentará casos de estudos randomizados para analisar a efetividade de intervenções sociais.

Na parte da tarde, será a vez de Isabel Santana (Fundação Itaú Social), Mônica Dias Pinto (Fundação Roberto Marinho) e Eduardo Marino (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal) debaterem as experiências brasileiras e seu impacto na estratégia organizacional das instituições.

Por que discutir o tema?

O atual cenário indica que as empresas, institutos e fundações estão, cada vez mais, aplicando recursos no desenvolvimento de ferramentas e metodologias de avaliação. A relevância do tema, nos últimos anos, tem gerado novas informações sobre o investimento social privado, ajudando a tornar programas e projetos mais efetivos. No entanto, os especialistas acreditam que ainda exista um longo caminho a percorrer, especialmente no que diz respeito à escolha das metodologias e ferramentas de avaliação mais adequadas para cada caso.

É por isso que o Seminário pretende aprofundar o assunto para que as organizações possam ter novos subsídios que embasem a tomada de decisão sobre o tipo de avaliação que deverão adotar nas suas realidades.

O Seminário é uma realização da Fundação Itaú Social e Fundação Roberto Marinho, com o apoio da Fundação Santillana, da FMCSV, e a parceria técnica da Move e Comea.

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888