Na escola, como mostra o filme, há várias maneiras de estimular essas habilidades que, se não forem desenvolvidas, podem levar a criança, na fase adulta, a enfrentar uma série de dificuldades em diversas esferas de sua existência. Por isso, é tão importante garantir que elas sejam bem trabalhadas, nos ambientes familiar e escolar.
Textos esclarecedores, com informações de especialistas
Para dar mais subsídios ao tema, o kit traz um texto resumido, com as principais informações, e outro, mais completo, que explica detalhadamente a importância das funções executivas e de autorregulação, e como desenvolvê-las.
Explicita, por exemplo, que “concluir a maior parte das tarefas requer a orquestração bem-sucedida de vários tipos de habilidade de funções executivas”. E destaca três dimensões que são determinadas por elas: memória de trabalho (capacidade de manter e manipular informações em nossas mentes durante curtos períodos de tempo), controle inibitório (controlar e filtrar nossos pensamentos e impulsos para que possamos resistir às tentações, distrações e hábitos, e parar e pensar antes de agirmos) e flexibilidade cognitiva ou mental (capacidade de mudar agilmente as engrenagens e ajustá-las para atender as exigências, prioridades ou perspectivas). “Na maioria das situações da vida real, essas três funções não são totalmente distintas, mas, ao contrário, trabalham juntas para produzir o funcionamento executivo competente”, explica o texto.
O material também trata das funções executivas sob a perspectiva da Neurociência, mostrando como o cérebro se comporta para processar essas habilidades.
O texto identifica os diversos problemas que podem surgir se a criança não desenvolver essas habilidades, afirmando, inclusive, que são elas que fornecem a ligação entre o desempenho escolar e o desenvolvimento social, emocional e moral. Ou seja, são essenciais.
Outra parte do conteúdo revela que “crianças que sofrem adversidades na infância são mais propensas a apresentar déficits no funcionamento executivo, indicando que essas capacidades são vulneráveis a rupturas no início do processo de desenvolvimento”.
Mas a boa notícia é que a prática e o treinamento especializados favorecem o desenvolvimento saudável das habilidades das funções executivas. E mais: intervenções com foco em pré-escolares também podem protegê-las e aprimorá-las.
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