A partir dessas fontes de conhecimento, o documento relata opiniões e experiências que servem de subsídios a prefeitos e secretários para que formulem os desenhos avaliativos de seus programas e projetos focados no desenvolvimento infantil.
No primeiro tópico da publicação, A Primeira Infância em foco (0 a 6 anos), é comentada de que forma os direitos da criança estão contextualizados no momento atual, sendo clara a preocupação e interesse da sociedade em qualificar o olhar sobre o desenvolvimento infantil.
Em O cenário da avaliação na Primeira Infância o documento reúne informações, pontos de discussão e aplicabilidade de instrumentos avaliativos, fazendo uma análise sobre as atuais práticas de monitoramento e avaliação na Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, além de detalhar algumas ações do governo, especialmente no âmbito federal, que enfatizam a integração das áreas de atendimento à criança pequena.
No capítulo Alguns instrumentos, métodos e experiências de avaliação na Primeira Infância do Brasil estão análises de cinco instrumentos já utilizados no País em maior escala, com textos detalhados e tabelas explicativas, além das fontes originais em que cada ferramenta pode ser encontrada. São elas: escalas ECERS-R/ITERS-R (Early Childhood Environment Rating Scale Revised Edition - Infant/Toddler Environment Rating Scale Revised Edition, respectivamente), Indique Educação Infantil (Indicadores de Qualidade da Educação Infantil), ASQ-3 (Ages and Stages Questionnaires), EDI (Early Development Instrument) e IOC (Indicadores de Oportunidades e Conquistas).
A publicação também conta com um Glossário e uma rica Bibliografia para ampliar o estudo sobre o tema.
O download da publicação é gratuito. Um documento essencial àqueles que querem, de fato, garantir um desenvolvimento integral e integrado da criança pequena.
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