Entrelinhas
"Diálogos sobre Avaliação na Primeira Infância": publicação essencial para gestores públicos

O evidente esforço do País, nos últimos anos, em criar programas e políticas públicas para garantir os direitos da criança, especialmente na Primeira Infância (da gestação aos seis anos de idade), suscitou eventos e debates sobre a importância da avaliação dos resultados dessas iniciativas. Os gestores públicos precisam de referências sobre a eficiência das ações que implementam. A sociedade tem de conhecer os avanços desses projetos e acompanhar, com a devida transparência, de que forma os recursos públicos são aplicados.

Mas, afinal, qual a importância de avaliar? Qual metodologia é a mais eficaz? Quais opções existem atualmente no Brasil e que podem contribuir à implantação de políticas e programas para a Primeira Infância? Que resultado elas têm trazido ao processo de manutenção dessas políticas e desses programas? Como criar insumos para o aprimoramento das ações? Qual a melhor maneira de dar à população respostas concretas sobre os investimentos públicos realizados na área da infância?

Com o objetivo de contribuir à construção dessas e outras respostas, a FMCSV, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, o Instituto ABCD, Instituto C&A e o Instituto Dynamo uniram-se para lançar a publicação “Diálogos sobre Avaliação na Primeira Infância”.

Para mapear as experiências e propostas de avaliação voltadas à Primeira Infância, os autores fizeram uma análise das principais publicações que discutem as avaliações dos serviços dirigidos às crianças brasileiras e entrevistaram 23 especialistas no tema - da Academia, do poder público e do movimento social organizado, além de profissionais que trabalham com avaliação em municípios, estados e no âmbito federal.


A partir dessas fontes de conhecimento, o documento relata opiniões e experiências que servem de subsídios a prefeitos e secretários para que formulem os desenhos avaliativos de seus programas e projetos focados no desenvolvimento infantil.

No primeiro tópico da publicação, A Primeira Infância em foco (0 a 6 anos), é comentada de que forma os direitos da criança estão contextualizados no momento atual, sendo clara a preocupação e interesse da sociedade em qualificar o olhar sobre o desenvolvimento infantil.

Em O cenário da avaliação na Primeira Infância o documento reúne informações, pontos de discussão e aplicabilidade de instrumentos avaliativos, fazendo uma análise sobre as atuais práticas de monitoramento e avaliação na Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, além de detalhar algumas ações do governo, especialmente no âmbito federal, que enfatizam a integração das áreas de atendimento à criança pequena.

No capítulo Alguns instrumentos, métodos e experiências de avaliação na Primeira Infância do Brasil estão análises de cinco instrumentos já utilizados no País em maior escala, com textos detalhados e tabelas explicativas, além das fontes originais em que cada ferramenta pode ser encontrada. São elas: escalas ECERS-R/ITERS-R (Early Childhood Environment Rating Scale Revised Edition - Infant/Toddler Environment Rating Scale Revised Edition, respectivamente), Indique Educação Infantil (Indicadores de Qualidade da Educação Infantil), ASQ-3 (Ages and Stages Questionnaires), EDI (Early Development Instrument) e IOC (Indicadores de Oportunidades e Conquistas).

A publicação também conta com um Glossário e uma rica Bibliografia para ampliar o estudo sobre o tema.

O download da publicação é gratuito. Um documento essencial àqueles que querem, de fato, garantir um desenvolvimento integral e integrado da criança pequena.

 
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