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Os primeiros resultados do 3º Curso de Liderança Executiva

Nos dias 5, 6 e 7 de maio passado, foi realizado o segundo módulo do “3º Curso de Liderança Executiva” e o “2º Encontro Alumini”, na sede do Insper, em São Paulo, com a participação de cerca de cem pessoas.

Uma das presenças mais esperadas, pela primeira vez nesta fase do Curso, foi a de Jack Shonkoff, professor de Saúde e Desenvolvimento da Criança na Escola Harvard, fundador do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard e presidente do Conselho Científico Nacional sobre a criança em desenvolvimento, composto de várias universidades, reunindo especialistas em Neurociência, Psicologia, Pediatria e Economia. Ele dedica boa parte de seu tempo a transformar conhecimento científico em práticas eficazes para o desenvolvimento infantil.


Nesse encontro, também se deu a integração do grupo do Curso com membros do Fórum Científico, formado por estudiosos multidisciplinares, que tiveram a oportunidade de apresentar um artigo que trata do impacto do desenvolvimento infantil na aprendizagem. Após um amplo debate durante a exposição, os representantes do Fórum irão preparar um texto final, contemplando algumas considerações levantadas pelos presentes. O artigo finalizado será distribuído a gestores públicos para que tenham consciência da influência das experiência na Primeira Infância sobre o desempenho escolar das crianças.

Uma nova dinâmica também foi utilizada no encontro: pela primeira vez, um estudo de um caso brasileiro foi apresentado. O programa Primeira Infância Melhor (PIM), do governo do Rio Grande do Sul, foi analisado por um docente do Insper, que mostrou suas conclusões ao grupo.

Planos de ação que já fazem diferença

No 3º Curso de Liderança Executiva, a maioria dos participantes é do terceiro setor, seguidos por membros de universidades, da iniciativa privada e dos poderes Legislativo e Executivo, representando cinco estados e o Distrito Federal (DF).

O grupo apresentou sete planos de ação e a novidade foram dois projetos de Comunicação para disseminação do conhecimento.

Os participantes do Legislativo Federal estão concretizando o plano para a criação do Marco Legal da Primeira Infância, proposta que vem sendo elaborada desde a primeira edição do Curso. O grupo já conseguiu elaborar um projeto de Lei, instalar uma Comissão Especial e está realizando audiências públicas regionais e no DF.

Outra possibilidade que o Curso de Liderança Executiva oferece é a articulação entre as pessoas, criando ótimas parcerias. Foi o que aconteceu com um dos ex-alunos, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que tem ajudado o PIM a formatar o banco de dados. Outro exemplo de articulação é o convite que um integrante do Ministério da Saúde, também ex-aluno do curso, fez ao PIM, levando um representante do Programa para Brasília a fim de compartilhar os conhecimentos da iniciativa gaúcha sobre a estratégia das visitas domiciliares para ações em escala daquele Ministério.

“O curso, realizado pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), do qual a FMCSV faz parte, é um vasto campo de troca de experiências e de muito conhecimento. Aprendemos demais nos módulos. Além disso, cumprimos com o objetivo de levar a Ciência àqueles que são responsáveis em traçar e/ou decidir sobre políticas públicas para a Primeira Infância. Também temos nos surpreendido positivamente com as articulações realizadas nesses momentos, gerando parcerias muito importantes que só irão qualificar as políticas e, consequentemente, melhorar o atendimento às gestantes e às crianças”, comemora Ely Harasawa, gerente de programas da Fundação Maria Cecília Vidigal.

No momento, os alunos da 3ª edição estão ajustando os planos de ação, após as várias discussões sobre cada um realizadas no encontro, para apresentá-los em junho, quando receberão o certificado de conclusão do Curso. Mas, é justamente aí que tudo começa, com novas ações em favor da Primeira Infância do País.


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