Destaque
Programa Primeiríssima Infância ganha prêmio do BID

No dia 6 de maio, o presidente da FMCSV, Eduardo Queiroz, subiu ao palco juntamente com Lígia Bestetti, articuladora da atenção básica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, e os prefeitos Ricardo Bocalon, de Itupeva, SP, e João Fattori, de Itatiba, SP, na sede do BID em Washington, para receber o prêmio Alas-BID pelo Programa Primeiríssima Infância, por sua atuação junto a nove municípios da região de Jundiaí.

O prêmio é promovido pela Fundación América Latina en Acción Solidaria (ALAS) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para reconhecer inovações e excelência em programas sociais que beneficiam crianças de até seis anos de idade na América Latina e Caribe. A FMCSV ficou em 1º lugar na categoria Best Innovation Award.


Desde 2009, o Programa Primeiríssima Infância está presente em cidades do Estado de São Paulo buscando qualificar a rede de atendimento e o cuidado às gestantes e crianças, por meio de iniciativas voltadas à promoção dos primeiros três anos de vida. Isto porque esse é o período em que as crianças passam por importantes transformações, envolvendo o amadurecimento do cérebro, o crescimento físico, a aquisição de controle motor, o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, os primeiros contatos sociais e os vínculos afetivos, dentre outros.

Um dos aspectos inovadores do Programa, além de disseminar o conhecimento, é promover a articulação entre os agentes públicos, envolvendo e mobilizando diferentes setores da sociedade para a prática de ações que contribuam ao desenvolvimento integral e integrado da Primeiríssima Infância.

Soluções inovadoras em escala

Desde sua criação, o Programa já capacitou quatro mil gestores públicos e profissionais das áreas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, beneficiando cerca de 24 mil gestantes e 49 mil crianças.

Em 2012, o Primeiríssima Infância ganhou escala e se tornou referência para outros municípios. Em 2013, o Governo de São Paulo, para ampliar o alcance da iniciativa, lançou, em parceria com a FMCSV, o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, que pretende atingir 41 municípios a partir de 2014.

“O prêmio é um reconhecimento importante ao trabalho da FMCSV, mas nada seria possível se não fosse a participação ativa e comprometida dos municípios parceiros, que compõem a regional de Jundiaí. As nove cidades, por meio de seus gestores e equipes, mostraram que é possível trabalhar regionalmente e de forma intersetorial. Houve uma colaboração mútua, muita troca de experiências e a disponibilidade de conciliar agendas para as ações comuns. Tudo isso fez diferença e influenciou o sucesso do Programa e a premiação internacional”, ressalta Gabriela Aratangy Pluciennik, coordenadora de programas da FMCSV.

A festa de premiação nos EUA, que contou com a presença da ex-secretária de Estado americana, Hillary Clinton, foi relembrada e compartilhada com os prefeitos e secretários dos nove municípios parceiros em um café da manhã comemorativo, realizado pela FMCSV, no dia 19 de maio, no Sesc Jundiaí.

Para o Prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, “esse prêmio é resultado da integração entre os governos municipais da região, ao lado do Governo do Estado, e também da cooperação entre as secretarias envolvidas. Faço questão de destacar o mérito dos profissionais que fazem as ações acontecerem”.

Um momento de orgulho e alegria, mas, também, de renovação do compromisso em continuar trabalhando todos os dias pelo bem-estar da criança pequena.


< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888