Mural
Experiência com ações intersetoriais pela Primeira Infância é a contribuição da FMCSV ao projeto

Desde janeiro, seis municípios de São Paulo estão recebendo o projeto "Atenção Nutricional e Estímulo ao Desenvolvimento na Primeira Infância", elaborado pelo Ministério da Saúde (Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição – CGAN e Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno - CGSCAM). O projeto faz parte da Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição e promoção do Desenvolvimento na Primeira Infância, da Ação Brasil Carinhoso, e a ideia é construir um modelo de atenção integral à saúde da criança em situação de desnutrição.

Em quinze meses, pretende-se articular ações conjuntas entre as áreas da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social para o combate à desnutrição infantil e à promoção do desenvolvimento nos cinco primeiros anos de vida. Neste período uma alimentação inadequada pode afetar o crescimento


e a capacidade cognitiva, provocar baixa estatura, menor escolarização e redução da produtividade econômica, além de aumentar as chances de complicações como o aparecimento de doenças na fase adulta.

As seis cidades escolhidas foram Igaratá, Mineiros do Tietê, Itaju, Morungaba, Paulicéia e Salto de Pirapora, que apresentam maior prevalência de casos de crianças menores de cinco anos com peso inadequado para a idade, notificados no Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional – SISVAN.

Os municípios participarão de ações como sensibilização de gestores, encontros de formação para os Grupos Técnicos Intersetoriais, oficinas de capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde, para realização de visitas domiciliares, e dos profissionais da saúde, educação e assistência social, para apoio e promoção do desenvolvimento infantil, do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável. Também receberão suporte para a elaboração de planos de ação ao combate à desnutrição e estímulo ao desenvolvimento da Primeira Infância.

A FMCSV foi convidada a fazer parte da iniciativa por ter experiência na articulação das diversas áreas de atendimento à criança pequena para a promoção do desenvolvimento infantil, como acontece no seu Programa Primeiríssima Infância, implementado em várias cidades do Estado. Além de contribuir com o conteúdo, a organização aporta recursos financeiros na iniciativa. No final de 2014, a FMCSV será responsável pela avaliação externa do projeto.

A execução do projeto é da Salus Associação para a Saúde, Núcleo Salus Paulista, por meio do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), entidade com vasta experiência em combate à desnutrição. A parceria entre as três organizações pressupõe responsabilidades compartilhadas de planejamento e execução da ação. “Abraçamos o desafio porque acreditamos que ações articuladas entre as áreas de cuidado da Primeira Infância são estratégias eficazes de promoção do desenvolvimento infantil. Esta é a nossa maneira de trabalhar e o convite do Ministério da Saúde veio ao encontro de nossas expectativas”, define Gabriela Aratangy Pluciennik, Coordenadora de Programas da FMCSV.


< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888