Destaque
Evento na Fapesp revela resultados de pesquisas com foco no desenvolvimento infantil

Os pesquisadores apoiados pelo primeiro edital, realizado em 2011 no âmbito da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a FMCSV, estiveram reunidos no dia 13 de março, em São Paulo, no seminário que revelou os resultados dos dez projetos conduzidos por eles, e suas contribuições para programas e políticas públicas voltados para o desenvolvimento da criança.

As pesquisas trataram de temas como: formação de crianças leitoras; nutrição; desenvolvimento motor; violência contra a criança; necessidades especiais na educação; detecção precoce das diferentes manifestações do autismo e deficiência do trato auditivo; práticas na atenção do desenvolvimento infantil por médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde do Sistema Único de Saúde e; formação de profissionais. Houve uma maior concentração de projetos na área da Saúde, apesar da tentativa de integração de alguns deles com outras áreas de atenção à criança pequena.



Além disso, a totalidade das pesquisas ocorreu em ambientes dos sistemas de atenção à Primeira Infância (unidades básicas de saúde, creches, hospitais e centros de atendimento à saúde em universidades).

A plateia, que também contou com a presença de pesquisadores aprovados no edital de 2012 realizado pela mesma parceria, contribuiu com perguntas ao final das apresentações, o que possibilitou um maior debate sobre os resultados apresentados.

Embora parte dos projetos ainda não tenha sido concluída, observou-se um grande esforço na disseminação dos resultados parciais e finais em eventos acadêmicos dentro e fora do Brasil. Um número considerável de dissertações de mestrado e pós-doutorado está sendo gerado através das pesquisas.

O impacto desses projetos nas políticas públicas ocorreu em poucos casos apresentados, já que o percurso do processo de pesquisa, seus resultados e a aplicação em políticas públicas é longo. Os casos que apresentaram esses impactos foram aqueles que se inserem em projetos mais amplos, que já possuem um período de até dez anos de existência. Nesse contexto, fica claro que a contribuição desse edital se deu de forma incremental para pesquisas sobre o desenvolvimento infantil em andamento. Um aspecto que chamou a atenção dos parceiros organizadores foi a grande procura para a inscrição no evento (cerca de 600 inscrições).

 


< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888