Novidade
Quer saber tudo sobre a Primeira Infância? Pergunte ao Radar

Na internet é possível encontrar uma infinidade de materiais sobre os mais diferentes temas. No entanto, uma boa parte desse conteúdo é de procedência duvidosa ou, ainda, apresenta-se de forma limitada, impedindo que o internauta aprofunde sua pesquisa.

Esta realidade inspirou a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e o Instituto Alfa e Beto (IAB), com apoio da Fundação Bernard Van Leer, à criação do portal Radar da Primeira Infância. Um site que indica onde encontrar conteúdo relevante, produzido pelas principais universidades, centros de pesquisa e entidades, do Brasil e do mundo, sobre a fase mais importante da vida do indivíduo, da gestação aos seis anos.

"Nossa ideia foi construir uma espécie de buscador especializado em Primeira Infância, que só indica conteúdos confiáveis, importantes e completos. É um caminho para evitar as informações (muitas vezes bem-intencionadas) que não são baseadas em evidências científicas", explica Andrea Wolffenbüttel, gerente de Comunicação da FMCSV.

No ar desde o dia 12 de março, o portal possibilita que, com poucos cliques, o internauta encontre informações completas, relevantes e atuais, selecionadas e validadas por uma equipe especialmente capacitada para esse trabalho.


Por causa da imensa variedade de assuntos, os idealizadores do portal estruturaram uma navegação otimizada para que o pesquisador, de maneira intuitiva, navegue pelos principais temas da Primeira Infância, Educação, Neurociência, Psicologia, Economia, dentre outras áreas, e em tópicos como andar, falar, vínculo, rotina, amamentação, estresse, prematuridade, assim como textos que exploram o desenvolvimento da criança em cada faixa etária (zero a três meses, quatro a seis meses, e assim por diante, até os seis anos).

O visitante também pode fazer uma pesquisa específica, uma filtragem por assunto ou selecionar todos os artigos de uma mesma fonte. Nesses casos, vai encontrar “verbetes” com resumo do artigo e o link direto para o conteúdo original que foi utilizado.

Outro aspecto que dá ao Radar muita credibilidade é que ele conta com uma equipe de especialistas em diversas áreas do conhecimento, que indicam conteúdos, acrescentando opiniões e novas informações.

Você também pode interagir com o portal, por meio do formulário de contato, enviando perguntas à equipe, além de compartilhar o conteúdo nas redes sociais.

Com tanta e boa informação, comece agora mesmo a navegar e participar do Radar da Primeira Infância.

 

 

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888