Destaque
Planejar é preciso para fazer mais e melhor

A experiência da FMCSV na área de planejamento é semelhante à de muitas organizações e empresas. Foi necessário um maior amadurecimento para que uma nova maneira de planejar pudesse ser implementada.

O que antes partia de algumas pessoas, hoje envolve grande parte da organização em reuniões e conversas para se chegar às metas e aos objetivos que deem respostas concretas à missão da organização, de “Gerar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento integral da criança”. Tudo isso respeitando o perfil das áreas e das pessoas que as compõem.

Para 2014, as metas, construídas com o envolvimento profundo das áreas da FMCSV, são mais claras e objetivas e, por isso, mais fáceis de serem trabalhadas pela equipe. “Estamos todos em uma mesma página, cientes do que cada um terá de empreender para que os resultados aconteçam

dentro de nossas expectativas. Também sabemos que vamos enfrentar obstáculos, é claro, mas temos muito mais condição de vencê-los com um planejamento bem estruturado que contempla, inclusive, a análise dos principais riscos, planos de ação para mitigá-los e planos de contingência”, afirma Felipe Ferri, Gerente Administrativo da FMCSV.

O grande desafio da organização é mensurar a qualidade e a quantidade daquilo que ela faz. “Como saber se, de fato, as ações realizadas geraram impacto positivo alinhado à missão e à visão da FMCSV?”, uma pergunta que Felipe e toda a equipe dedicam-se a responder a partir da fomentação de uma cultura de monitoramento que pressupõe a integração das equipes para que as informações não fiquem isoladas e perpassem por todas as áreas.

Durante a elaboração do planejamento de 2014, a equipe reviu as intenções para os próximos cinco anos da FMCSV, os pontos fracos, os fortes e as oportunidades e ameaças externas. A partir daí, avaliou os programas e projetos e definiu táticas para 2014, que se transformaram em metas, posteriormente revisadas e aprovadas pelo Conselho de Curadores da organização.

As metas, os projetos e as ações são monitorados mensalmente para, no final do ano, uma avaliação checar as conquistas e os pontos que precisarão melhorar no ano seguinte. Um processo que caracteriza uma maior profissionalização da FMCSV e uma gestão focada em resultados.

Os ganhos desse tipo de planejamento, integrado e participativo, são inúmeros: mais disciplina na maneira de controlar os projetos; maior visibilidade do que tem sido feito e seus resultados; mais foco naquilo que se quer alcançar; maior integração por meio de fóruns e discussões internas sobre as estratégias; definição de um orçamento mais condizente com as ações que serão empreendidas; mais clareza de onde aplicar recursos e energias; fortalecimento de uma visão mais crítica das ações para garantir que elas agreguem valor à causa, à missão e às estratégias pensadas; mais segurança e assertividade para o enfrentamento de possíveis obstáculos.

Com tudo planejado, agora é mãos à obra!

 


< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888