Destaque

Saving Brains: projetos inovadores para qualificar a Primeira Infância

O Programa Saving Brains ('salvando cérebros'), do Grand Challenges Canada, é voltado à promoção do desenvolvimento infantil durante os primeiros mil dias de vida, incluindo o período da gestação, e financia ideias inovadoras que resolvam problemas ligados à Primeira Infância, cuidando dos aspectos emocional, cognitivo e social da criança pequena.

O Grand Challenges Canada já investiu cerca de 28,6 milhões de dólares em quarenta iniciativas do Saving Brains, em países de baixa e média renda. Agora vai investir 6 milhões em todos os países que apoia e, pela primeira vez, o Brasil poderá participar, devido à parceria com a FMCSV e a Bernard Van Leer.

Como parceiro regional do Programa, a FMCSV, além de investidora, atuará como facilitadora de instituições participantes, monitorando a implementação das iniciativas.


O edital para a inscrição dos projetos brasileiros foi anunciado no dia 12 de novembro, no Canadá e no Brasil, e permanecerá aberto até 16 de janeiro de 2014.

Depois dessa primeira etapa, em abril de 2014 serão feitas a análise e a seleção das iniciativas e, em setembro, começará a implementação dos projetos escolhidos.

Podem participar da seleção ONGs, universidades, além de empresas, prefeituras e governos, desde que tenham parcerias com instituições da sociedade civil organizada. Para Eduardo Marino, gerente de Avaliação e Pesquisa da FMCSV, “existem grandes desafios na Primeira Infância de nosso país. Nas grandes cidades, temos um número insuficiente de creches. Em outras regiões, convive-se com a falta de saneamento básico e lazer. Estes e outros velhos desafios, via de regra, são endereçados pelo poder público a um repertório de projetos e programas já conhecidos. Precisamos criar alternativas, por exemplo, para as 160 mil crianças que estão na fila por vagas na creche e que, no curto prazo, não terão esse direito garantido. O Saving Brains é uma grande oportunidade de se pensar em soluções diferenciadas, que tenham outra lógica e que envolvam a universidade, a sociedade civil e as empresas na resolução desses problemas para a construção de uma Primeira Infância mais saudável em todos os seus aspectos”.

Para obter mais informações sobre a proposta e as orientações de como fazer a inscrição dos projetos, clique aqui.

 


< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888