“Nosso maior desafio foi desenvolver um conteúdo que mobilizasse as diferentes classes sociais e etnias com as quais o Canal Futura se comunica. O objetivo é aproximar os educadores e cuidadores do universo infantil, desmistificando algumas ideias pré-concebidas sobre certas questões essenciais para o desenvolvimento de crianças na faixa etária entre quatro e seis anos”, revela Kitta Eitler, Coordenadora de Conteúdo da emissora.
Os episódios são semanais e trazem os seguintes temas: “Não Sou Mais Bebê”, “Minha Família”, “Minha Escola”, “Minhas Brincadeiras” e “Meu Futuro”.
Para contemplar a diversidade do universo infantil, a equipe procurou histórias em realidades brasileiras distintas, como conta Kitta Eitler: “Optamos por focar em cinco cases que retratam uma paisagem humana e geográfica bastante diversa. A proposta foi gravar em uma escola privada de classe média alta, uma escola pública, um projeto social no interior de São Paulo que atende famílias pernambucanas e trabalha com tradições culturais nordestinas, uma aldeia indígena e uma comunidade quilombola no Vale do Ribeira”.
Os episódios, apresentados pelo ator Léo Madeira, contaram com a assessoria de Elza Corsi, especialista em Nutrição; Gisela Wajskop, consultora em Educação e Brincar; Lino de Macedo, psicólogo; Saul Cypel, neuropediatra; e Zilma de Oliveira, doutora em Psicologia Educacional.
Para Mônica Pinto, gerente de Desenvolvimento Institucional da emissora, “esta parceria reforça a contribuição com a educação básica, uma vez que o Canal Futura é assistido por quarenta milhões de telespectadores, sendo sete milhões de crianças entre quatro e doze anos e por outros dois milhões de educadores. E a FMCSV é referência para os temas relacionados à Primeira Infância”.
“O Canal Futura tem como objetivo principal contribuir para a formação educacional da população, desenvolvendo as capacidades básicas da criança, do jovem, do trabalhador e de sua família, propiciando o desenvolvimento cultural, educacional e profissional dos brasileiros. E a FMCSV tem como missão gerar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento integral da criança. As duas instituições decidiram unir-se para, através do uso dos meios de comunicação, levar informações relevantes a educadores e famílias de todo o Brasil”, conclui Andrea Wolffenbüttel, gerente de Comunicação da FMCSV.
|