Destaque

Nota 10 – Primeira Infância: novos episódios ressaltam a realidade de crianças de 4 a 6 anos


Em 2012, a FMCSV e o Canal Futura lançaram o programa “Nota 10 – Primeira Infância (0 a 3 anos)”, com episódios veiculados na emissora e links disponibilizados no Youtube da FMCSV.

O impacto positivo da iniciativa, que trouxe à discussão aspectos importantes do desenvolvimento infantil, levou as duas instituições a ampliarem a parceria para a criação de uma nova fase do projeto.

O resultado é o “Nota 10 – Primeira Infância (4 a 6 anos)”, dividido em cinco episódios, de trinta minutos cada, exibidos pelo Canal Futura a partir de 19 de novembro.

A maior novidade é que a criança, que nessa faixa etária já sabe se expressar melhor, é o personagem central, do qual parte toda a narrativa, explorando o que ela pensa sobre os assuntos abordados, quais dúvidas tem, como vê a si mesma, dentre outras questões relevantes.

“Nosso maior desafio foi desenvolver um conteúdo que mobilizasse as diferentes classes sociais e etnias com as quais o Canal Futura se comunica. O objetivo é aproximar os educadores e cuidadores do universo infantil, desmistificando algumas ideias pré-concebidas sobre certas questões essenciais para o desenvolvimento de crianças na faixa etária entre quatro e seis anos”, revela Kitta Eitler, Coordenadora de Conteúdo da emissora.

Os episódios são semanais e trazem os seguintes temas: “Não Sou Mais Bebê”, “Minha Família”, “Minha Escola”, “Minhas Brincadeiras” e “Meu Futuro”.

Para contemplar a diversidade do universo infantil, a equipe procurou histórias em realidades brasileiras distintas, como conta Kitta Eitler: “Optamos por focar em cinco cases que retratam uma paisagem humana e geográfica bastante diversa. A proposta foi gravar em uma escola privada de classe média alta, uma escola pública, um projeto social no interior de São Paulo que atende famílias pernambucanas e trabalha com tradições culturais nordestinas, uma aldeia indígena e uma comunidade quilombola no Vale do Ribeira”.

Os episódios, apresentados pelo ator Léo Madeira, contaram com a assessoria de Elza Corsi, especialista em Nutrição; Gisela Wajskop, consultora em Educação e Brincar; Lino de Macedo, psicólogo; Saul Cypel, neuropediatra; e Zilma de Oliveira, doutora em Psicologia Educacional.

Para Mônica Pinto, gerente de Desenvolvimento Institucional da emissora, “esta parceria reforça a contribuição com a educação básica, uma vez que o Canal Futura é assistido por quarenta milhões de telespectadores, sendo sete milhões de crianças entre quatro e doze anos e por outros dois milhões de educadores. E a FMCSV é referência para os temas relacionados à Primeira Infância”.

“O Canal Futura tem como objetivo principal contribuir para a formação educacional da população, desenvolvendo as capacidades básicas da criança, do jovem, do trabalhador e de sua família, propiciando o desenvolvimento cultural, educacional e profissional dos brasileiros. E a FMCSV tem como missão gerar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento integral da criança. As duas instituições decidiram unir-se para, através do uso dos meios de comunicação, levar informações relevantes a educadores e famílias de todo o Brasil”, conclui Andrea Wolffenbüttel, gerente de Comunicação da FMCSV.

 


< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888