Aconteceu Aqui
Parceria USP e FMCSV: conheça os cinco projetos de extensão selecionados

Em agosto de 2012, a FMCSV e a USP lançaram o edital de Projetos de Extensão para viabilizar a transformação do conhecimento acadêmico em intervenções concretas que favoreçam o desenvolvimento infantil.

Para participar, os inscritos deveriam ser docentes da Universidade de São Paulo, de qualquer área do conhecimento.

Após o encerramento das inscrições, a Comissão, formada prioritariamente por professores da USP e representantes da FMCSV, analisou 34 projetos e foi surpreendida pela variedade de temas e a adesão dos docentes que, normalmente, têm um maior interesse pela pesquisa científica do que por projetos de extensão. Deste grupo, 24 responderam às especificidades do edital. “A diversidade das disciplinas foi uma boa surpresa. Houve inscrições das áreas da Educação, Saúde, Agronomia, Geociências, Psicologia,

Odontologia, Fonoaudiologia, dentre outras, envolvendo os campi de São Paulo, USP Leste e de Ribeirão Preto”, comemora Ely Harasawa, Gerente de Programas da FMCSV.

As 24 iniciativas passaram por uma segunda etapa de avaliação de critérios como a relevância social da intervenção, o potencial para sua replicação, o alcance do impacto nas crianças, a parceria com outras instituições e o caráter multidisciplinar e intersetorial, dentre outros aspectos, como explica a Professora Doutora Lucia Filgueiras, Coordenadora do Convênio USP/FMCSV: “Além dos critérios de relevância e maturidade, foram avaliadas a viabilidade e a força das parcerias propostas - muitas das quais com órgãos do poder público, mas, também, com outras universidades nacionais e estrangeiras. A qualidade dessas parcerias é determinante para reforçar chances de transformar os resultados desses projetos em políticas públicas, as quais efetivamente beneficiarão um número expressivo de crianças”.

De toda essa análise, cinco projetos foram escolhidos e terão o período de janeiro a abril de 2014 para consolidar estratégias, parcerias e demais processos.

Depois dessa etapa, uma nova avaliação será feita e vai definir quais propostas terão continuidade com o apoio financeiro para a implementação.

O Edital de Projetos de Extensão é uma das ações que USP e FMCSV realizam juntas em favor da Primeira Infância. Desde que a parceria entre as duas instituições foi formalizada, há quase seis meses, outras iniciativas têm sido planejadas para potencializar o conhecimento acadêmico a fim de que agregue transformações positivas na vida da criança pequena.

"A parceria entre a USP e a FMCSV neste Edital é não apenas uma oportunidade para a USP responder a uma demanda urgente da sociedade brasileira, mas, também, internamente, para estimular, dar visibilidade e articular iniciativas que buscam colocar o conhecimento e a técnica, tão densamente produzidos nas diferentes unidades da USP, a serviço de um cuidado mais sensível, integral e equânime às crianças brasileiras, potencializando, também aqui, o diálogo entre a ciência e a construção de sociedades mais justas e livres”, afirma o Professor Doutor José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres, Pró-Reitor Adjunto de Cultura e Extensão Universitária.

Confira a lista dos cinco projetos selecionados:

  • Projeto Kits Lúdicos Destinados às Famílias, Crianças e Profissionais da Educação, de Tizuko Morchida Kishimoto, da Faculdade de Educação.
  • Projeto Promoção do Desenvolvimento de Crianças de 0 a 6 anos: intervenções educativas para pais e profissionais da Saúde, de Maria Beatriz Martins Linhares, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
  • Projeto Formação de Profissionais para Atuação Intersetorial na Promoção do Desenvolvimento Infantil, Detecção de Sinais Iniciais de Problemas e Intervenção Oportuna no Município de Guarulhos, de Rogério Lerner, do Instituto de Psicologia.
  • Projeto Joaninha - Jogar, Observar, Aprender, Narrar: Investigando Natureza, Humanidades e Arte na Pré-Escola, de Luís Paulo de Carvalho Piassi, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades.
  • Projeto Formação de Agentes Comunitários de Saúde para a Promoção de Ações Voltadas ao Desenvolvimento Infantil, de Lislaine Aparecida Fracolli, da Escola de Enfermagem.

 

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888