Palavra da Fundação
Boletim especial do III Simpósio



Os profissionais que organizam algum evento complexo não conseguem evitar que a ansiedade vá aumentando na medida em que se aproxima a data do acontecimento. Todos sonham com o dia pós-evento, quando saberão se o sucesso esperado se concretizou e se aquela série de possíveis desastres foi evitada.

Para a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal este momento chegou no final da tarde do dia 3 de outubro, quando se esvaziou o salão de eventos do Ceasar Park Faria Lima e os operários deram início à desmontagem do cenário do III Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância.

A equipe da FMCSV se reuniu em um canto da sala e começou uma intensa troca de impressões, informações e números. Primeiro veio à tona a satisfação de perceber que o público reagiu muito bem à ousada proposta de temas transversais.

Ao contrário das edições anteriores, quando o foco do Simpósio estava sempre em assuntos específicos da Primeira Infância, desta vez os temas trataram de desafios enfrentados por todos aqueles que buscam soluções para problemas sociais complexos.

Um grupo de especialistas muito experientes buscou responder às seguintes perguntas:
Como encontrar soluções inovadoras?
Como avaliar os impactos?
Como levar para larga escala?

E o público respondeu de forma totalmente positiva, acompanhando atentamente, fazendo perguntas e permanecendo até o final. Esse comportamento mostrou o grau de maturidade profissional das lideranças públicas e sociais que se encontravam na plateia.

Mas não foram apenas as pessoas ligadas ao universo da Primeira Infância que reagiram bem à temática escolhida. Pela primeira vez, o Simpósio contou com o apoio financeiro de uma organização externa. O banco J.P.Morgan decidiu contribuir por entender que o cuidar da criança também faz parte de seus valores. Esse suporte não só nos ajudou custear o evento, como nos deixou mais seguros quanto às perspectivas de sucesso.

E as perspectivas aumentaram quando abrimos as inscrições e constatamos uma grande procura. O Simpósio foi planejado para 250 pessoas, recebemos 560 inscrições e fomos obrigados a deixar muitos na fila de espera. No final, o evento contou com 274 participantes.

Mas, para compensar aqueles que não puderam assistir, o Simpósio foi transmitido ao vivo online, com duas opções de idioma – português ou o áudio original do palestrante. E o número de internautas que acompanhou o evento confirmou que o interesse era muito grande. A página da transmissão teve mais de 5 mil acessos ao longo dos dois dias, chegando a registrar 310 acessos simultâneos, durante a manhã do segundo dia de atividades. Ou seja, muito mais gente assistiu ao Simpósio pela internet do que pessoalmente.

Como sempre, o sucesso não é uma obra solitária. Os resultados do III Simpósio foram atingidos graças à colaboração dos parceiros do Núcleo Ciência Pela Infância, que são o Center on the Developing Child, da Universidade de Harvard, a Faculdade de Medicina da USP, o Insper, e o David Rockefeller Center for Latin American Studies, também ligado à Universidade de Harvard. A todos os parceiros, apoiadores, organizadores e participantes, nosso muito obrigado pela colaboração ao longo desta jornada e pela disposição de trabalhar conosco pela disseminação do conhecimento para o desenvolvimento integral da Primeira Infância!

 

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888