Palavra da Fundação
De Norte a Sul



FELICIDADE. Talvez alguma outra palavra pudesse expressar o sentimento da nossa equipe nestes dias de setembro, mas esta parece a mais adequada. Nos últimos sessenta dias, presenciamos quatro anúncios de políticas voltadas para a promoção do Desenvolvimento da Primeira Infância, realizados por instâncias governamentais distintas e independentes. O primeiro anúncio veio por parte do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que no dia 10 de julho lançou o programa ‘São Paulo pela Primeiríssima Infância’, realizado em parceria com a FMCSV, que foi amplamente noticiado pela imprensa e também na edição passada deste boletim.

No dia 2 de agosto, a prefeitura do município alagoano de Arapiraca lançou o programa ‘Arapiraca garante a Primeira Infância’. Segunda maior cidade do estado, abaixo em tamanho apenas da capital Maceió, Arapiraca tem cerca de 230 mil habitantes e a atual prefeita, Célia Rocha, para nosso orgulho e FELICIDADE participou da primeira edição do Curso de Liderança Executiva, promovido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (www.ncpi.org.br) . Na época, Célia era deputada federal. Nas eleições do ano passado, se candidatou à prefeitura, defendendo a bandeira da Primeira Infância, e agora Arapiraca é o primeiro município do estado a contar com uma política específica para essa faixa etária.

Três semanas depois, foi a vez da cidade de São Paulo apresentar o programa ‘São Paulo Carinhosa’. O programa tem como principal diretriz a atuação intersetorial e focada no território, alinhada com o programa federal ‘Brasil Carinhoso’. A coordenação do ‘São Paulo Carinhosa’

está nas mãos da primeira-dama do município, Ana Estela Haddad, que integrou a turma de 2013 do Curso de Liderança Executiva e, um mês após seu retorno já estava envolvida com a criação desse programa.

Por fim, no dia 9 de setembro, a prefeita de Boa Vista, em Roraima, outra ex-aluna do Curso de Liderança Executiva (2012), apresentou, na Secretaria de Assuntos Estratégicos, em Brasília, a estrutura e os desafios do programa ‘Família que Acolhe’, a política da capital de Roraima para a promoção do Desenvolvimento Integral da Primeira Infância. Estamos FELIZES, mas somos INCANSÁVEIS. Vamos fazer o possível, sempre junto aos nossos parceiros, para que todas essas iniciativas sejam um sucesso e continuaremos tentando sensibilizar mais e mais brasileiros para investir no futuro do nosso país. Investir na Primeira Infância.

 

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888