etapa do curso, desta vez com o objetivo de apresentar, analisar e discutir o que
construíram nos três meses.
“Foram realizados catorze planos de ação para o desenvolvimento da primeira infância,
individuais ou em grupo. A ideia é que comecem a ser implementados desde já. Alguns
são de âmbito nacional, outros são estaduais e outros, ainda, municipais. Uma parte
está focada na saúde, outra na educação e uma outra propõe ações articuladas e integradas”,
explica Gabriela Aratangy Pluciennik, coordenadora de programas da FMCSV.
Na sede do Insper, em São Paulo, além desse debate, especialistas trouxeram informações
sobre pesquisas voltadas à primeira infância, estratégias de comunicação da ciência
do desenvolvimento infantil e monitoramento de programas e políticas públicas.
Fortalecer e ampliar as ações
“O curso procura sensibilizar ainda mais os líderes e decisores, fortalecendo suas
competências para ajudá-los a desenvolver um plano de ação voltado à primeira infância
para governos estaduais, municipais e também na esfera federal. Os Planos são um
meio para o exercício da liderança em políticas e programas de Primeira Infância.
É algo prático e estruturante para trazer mudanças efetivas à qualificação dos serviços
focados no desenvolvimento infantil”, revela Eduardo Marino, gerente de avaliação
e pesquisa da FMCSV.
Dentre os alunos da segunda turma, estavam Ana Estela Haddad, primeira-dama da cidade
de São Paulo e professora associada de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia
da USP, Claudia Costin, secretária municipal de educação do Rio de Janeiro, e Patrícia
Costa, diretora de relações institucionais do Ministério do Desenvolvimento Social
e Combate à Fome.
O corpo docente, que ministrou o curso, era composto por Bette Hyde, Ph.D. e diretora
do Washington State Department of Early Learning, Hirokazu Yoshikawa, Ph.D. e professor
de educação da Harvard Graduate School of Education, Jack Shonkoff, M.D., diretor
do Center on the Developing Child, da Universidade de Harvard, dentre outros especialistas.
“Após o término do curso, fizemos o 1º Encontro de Alunos e Ex-alunos (alumni) do
Programa. A proposta é que sejam organizados um ou dois eventos ao ano para manter
os participantes motivados e integrados”, conta Gabriela, que também ressalta: “A
receptividade foi muito boa. Essa segunda turma contou com onze deputados federais,
representantes do Ministério da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social,
secretários de Estado, secretários municipais e primeiras damas municipais. Tivemos
também representantes da sociedade civil e do poder judiciário. Para a Fundação
é uma honra receber essas pessoas e uma grande satisfação sentir que o Programa
já está surtindo efeitos na prática”.
O Programa é promovido pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), uma parceria da
FMCSV com o Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa, o Center on the Developing
Child, da Universidade de Harvard, o David Rockefeller Center for Latin American
Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS) e a Faculdade de Medicina da Universidade
de São Paulo – FMUSP.
A próxima edição, que formará a terceira turma, tem data marcada para começar: 19
de janeiro de 2014. E as inscrições já estão abertas no site do NCPI. (http://www.ncpi.org.br/Pt-br/atividades/LiderancaExecutiva/Paginas/AGENDA.aspx)
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