Novidade
Pesquisa vira livro com análise de especialistas da Primeira Infância

O mês de agosto começa com uma novidade: o lançamento do livro “Primeiríssima Infância – da gestação aos três anos. Percepções e práticas da sociedade brasileira sobre a fase inicial da vida”. A publicação reúne os dados da pesquisa “Percepções e Práticas da Sociedade em Relação à Primeira Infância”, realizada em 2012 pela FMCSV em parceria com o Ibope e o Instituto Paulo Montenegro, e traz a análise de especialistas na área da infância sobre alguns temas apontados pelos dados colhidos.

Mais consciência e participação social

A partir dos resultados da pesquisa, a FMCSV percebeu que, embora a sociedade tenha interesse em saber mais sobre a primeiríssima infância (0 a 3 anos), ela pouco conhece da fase de vida essencial à formação do indivíduo. Por isso, resolveu aprofundar as informações para não só disseminá-las, mas, principalmente, para fornecer elementos que orientem os processos decisórios de políticas públicas voltadas à criança pequena, com enfoque na promoção do desenvolvimento integral (físico, cognitivo e psicossocial) e integrado (interdisciplinar).


O documento também vai ajudar a FMCSV a pautar o planejamento das ações para 2014.

O livro trata, especialmente, de dois temas-chave: gestação e parto, e creche. Eduardo Marino, gerente de avaliação e pesquisa da FMCSV, conta que “abordamos a questão do parto, de uma forma geral, e a percepção das mães e gestantes. A grande discussão segue a linha das opções que existem para esse momento tão especial (normal ou cesárea) e as recomendações do que decidir em cada caso. A pesquisa procurou avaliar o quanto as pessoas entendem que o parto normal é a melhor opção para a mãe e para o bebê, no lugar da cesariana. A dor e o tempo de duração do parto normal apareceram como inibidores à escolha do método mais natural. Com a análise dos especialistas, procuramos mostrar todos os lados para ajudar os profissionais da saúde e a mídia a esclarecerem esses pontos da melhor forma”.

Com relação ao segundo tema explorado a fundo no livro, “a pesquisa apontou como a sociedade vê o papel da creche no desenvolvimento da criança”, explica Eduardo. E continua: “a pergunta feita aos entrevistados era aberta: ‘qual o local ideal para a criança se desenvolver, em casa ou na creche?’. Em casa obteve o maior número de respostas. E um dado que a pesquisa mostra é a preocupação dos entrevistados com a falta de qualificação de uma parte dos profissionais que cuidam da criança pequena nesses espaços educativos. A análise dos especialistas explora o desafio da qualificação profissional além de apontar a necessidade de uma melhor comunicação sobre a importância da creche na vida da criança e da família”.

No time de especialistas, que deram robustez aos resultados da pesquisa, estão Anna Maria Chiesa, enfermeira, mestre e doutora em saúde pública, doutor Francisco Lázaro Pereira de Souza, médico, obstetra e pesquisador, doutor Saul Cypel, médico neuropediatra, e Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, pedagoga e especialista em psicologia do desenvolvimento humano.

Com o livro “Primeiríssima Infância – da gestação aos três anos. Percepções e práticas da sociedade brasileira sobre a fase inicial da vida”, a FMCSV busca dar sua contribuição à qualificação de ações, programas e políticas públicas voltados à primeiríssima infância, que envolvam também as famílias e os profissionais do universo de cuidados da criança pequena. Pretende, também, ajudar a sociedade a ter uma visão mais clara e assertiva sobre o desenvolvimento infantil, saindo do patamar dos conhecimentos básicos para também transitar nos conhecimentos de cunho científico.

Para ter acesso à publicação, acesse aqui.

 

 

 

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888