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Fonte: Portal R7
12 de abril de 2013


“Não adianta forçar a criança a aprender”, diz especialista

Pediatra afirma que antes de começar a ler e escrever a criança precisa desenvolver narrativas contando histórias, aprender a ganhar, perder e lidar com a frustração através de jogos e brincadeiras

Sete horas escola, 14h natação, 17h inglês, 19h reforço de matemática. Se uma agenda lotada estressa os adultos, para as crianças pode ser ainda mais prejudicial. É durante a infância que acontecem os principais desenvolvimentos intelectuais e de relacionamento com os outros. Segundo o pediatra Saul Cypel, consultor do programa de primeira infância da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, é preciso maturidade neurológica para algumas atividades, como começar a ler e escrever, por isso forçar a educação pode prejudicar o aprendizado.

— Isso pode causar muito estresse e ansiedade. Não adianta forçar. Para escrever, por exemplo, o certo é começar a aprender entre os cinco e seis anos. Não adianta ensinar antes disso.


O pediatra afirma que antes de começar a ler e escrever a criança precisa desenvolver narrativas contando histórias, aprender a ganhar, perder e lidar com a frustração através de jogos e brincadeiras.

— Essas coisas são mais importantes aos quatro anos do que a alfabetização.

A preocupação dos pais com o aprendizado das crianças gerou a abertura de novos cursos especializados, voltados para o desenvolvimento intelectual infantil. A educadora e franqueadora maxter da Fastrackids no Brasil, Ana Paula Harley, conta que a unidade oferece aulas num ambiente lúdico com atividades desafiadoras, que ao mesmo tempo não frustrem elas.

— É fundamental que a criança se divirta. O curso ajuda posteriormente na vida adulta, com desenvolvimento do equilibro emocional da personalidade. Aprende a desenvolver papéis de servidor e de líder, trabalhar em equipe, ter autocrítica e receber criticas dos colegas. Todas as aulas são filmadas e as crianças assistem depois. Isso trabalha a desenvoltura e autoestima.

Mais que a escola
Para o pediatra Cypel, uma escola bem planejada já contribui para o desenvolvimento infantil, e não seriam necessários cursos complementares.

— Os pais precisam entender que as crianças precisam brincar. Muitos responsáveis ficam preocupados com o lado intelectual e profissional, assim se esquecem do lazer e do lado artístico. Às vezes não é vantajoso expor a criança para algo que ela não esta preparada.

Já a educadora Ana Paula, afirma que de 0 a 8 anos acontece o desenvolvimento de 80% do intelecto e da capacidade de aprender, por isso os pais devem dar o maior número de estímulos para o aprendizado.

— Estimular não é pressionar. O cérebro aprende mais com emoções boas. Aprende se divertindo. Cada criança tem seu ritmo e potencial e não se pode comparar com outras da mesma idade.

Disponível em: http://noticias.r7.com/educacao/noticias/-nao-adianta-forcar-a-crianca-a-aprender-diz-especialista-20130412.html

 
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