Destaque

O III Simpósio Internacional trará a capilaridade à pauta da Primeira Infância


“Como levar o meu projeto a um maior número de beneficiados?”. Esta é uma das perguntas mais recorrentes àquelas Organizações que desenvolvem e implementam programas e projetos nas diferentes áreas sociais. Na Primeira Infância, não é diferente.

Por isso, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal abrirá espaço, no III Simpósio Internacional, em outubro, para discutir o tema e encontrar caminhos a uma questão que, para muitos, ainda não tem respostas concretas.

“A ideia norteadora do Simpósio é exatamente esta: como aplicar em larga escala projetos sociais que deram certo em pequenas experiências? Muitas organizações fazem pilotos para checar a validade das tecnologias sociais que desenvolvem, mas, depois, não conseguem ampliar essa experiência por diversos motivos”, explica Andrea Wolffenbüttel, gerente de Comunicação da FMCSV.

Para ela, algumas razões estão relacionadas à própria natureza do projeto. Por exemplo, se é necessário entrar em contato direto com todos os profissionais de uma determinada área, para que o projeto dê certo, provavelmente ele não poderá ser aplicado em todo o País.

Outro aspecto é a flexibilidade. No caso do Brasil, é difícil formatar uma ideia para aplicá-la da mesma forma nas diferentes regiões, não prevendo realidades socioculturais e econômicas distintas. Sem uma customização, que não afete os bons resultados, a implementação de um projeto no País, ou mesmo em um único Estado, fica inviável.

Para Andréa, outro item a ser considerado, quando se pensa em capilaridade, é a estruturação de um efetivo modelo de governança. Caso contrário, se na concepção da ideia esteja previsto um grupo reduzido de pessoas envolvidas, dificilmente a distribuição e administração de tarefas serão eficientes.

“Em outras palavras, se uma organização pretende levar seu projeto para larga escala (o que é, normalmente, o objetivo de toda organização social), é preciso planejar essa escala na hora da concepção do projeto”, conclui Andrea.

Por isso, nada melhor do que discutir esses e outros aspectos com especialistas que, todos os dias, respondem às questões cruciais sobre a formatação e disseminação de projetos sociais.

Você poderá saber sobre a programação, seguindo a FMCSV nas redes sociais e no site. Mas, é importante ficar atento, porque as inscrições serão abertas cerca de um mês antes do Simpósio e limitadas a 200 participantes.

O ano a ano dos simpósios da FMSCV

A história dos simpósios realizados pela Fundação teve início assim que a organização adotou o Desenvolvimento da Primeira Infância como seu novo foco de atuação, porque não teria sentido construir uma trajetória sem o debate e a troca de experiências, envolvendo especialistas brasileiros e de todo mundo, com expertise em Desenvolvimento Infantil.

2007 O I Workshop Internacional de Desenvolvimento Infantil reuniu, em São Paulo, 70 profissionais convidados, de diferentes áreas da saúde, da educação e da assistência social, representando as organizações dos setores público e privado. A pauta do encontro definiu o conceito de desenvolvimento infantil integral e integrado, dando espaço à reflexão sobre os papéis da família, dos serviços comunitários, da sociedade e das políticas públicas para a disseminação de informações, permitindo que todas as crianças alcancem seu potencial pleno de desenvolvimento.

2008 O II Workshop debateu os métodos e instrumentos de avaliação dos programas e projetos sociais da área. Houve a apresentação de casos de sucesso, tanto na implementação quanto nos resultados das políticas desenvolvidas em todo o mundo.

2009 O III Workshop se dedicou à Comunicação e discutiu experiências e formas de disseminação de conhecimento para o Desenvolvimento Infantil, como revistas, sites e livros, refletindo sobre o potencial da Comunicação como ferramenta de promoção do Desenvolvimento Infantil.

2010 Foi a vez de tratar as questões relacionadas ao programa de Desenvolvimento Infantil, focando nas discussões sobre a eficiência das redes e parcerias na promoção do Desenvolvimento Infantil. A FMCSV organizou o evento contando com a parceria da Aliança pela Infância, da Fundação Abrinq, do Instituto C&A e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Além disso, decidiu ampliar o impacto do debate, abrindo o IV Workshop Internacional ao público. A resposta foi imediata: em poucos dias, o número de inscrições superou a capacidade prevista inicialmente – e uma centena de inscritos ficou na fila de espera.

2011 Nessa edição, houve uma grande mudança devido à parceria da FMCSV com o Center on the Developing Child, da Universidade de Harvard, a Escola de Medicina da USP, o Insper e o David Rockefeller Center for Latin American Studies, também da Universidade de Harvard. A união dessas organizações deu origem ao Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), que assumiu a organização do workshop e o transformou em um simpósio, mais focado no conhecimento científico. O I Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância contou com cerca de 250 pessoas que debateram a importância do investimento na Primeira Infância, tendo acesso aos conhecimentos e experiências estrangeiros e a depoimentos e discussões sobre a realidade brasileira e o espaço da Primeira Infância na sociedade contemporânea.

2012 No ano passado, o II Simpósio trouxe o tema “Ciência e Políticas Públicas: Um diálogo Fundamental”. A plateia estava mais robusta, com 430 participantes que puderam interagir com renomados especialistas nacionais e internacionais, discutindo temas como “Os desafios da ciência que busca dialogar com as políticas públicas” e “A intersetorialidade na promoção do desenvolvimento integral da criança”.

Você pode conferir palestras, vídeos e fotos dos workshops e simpósios da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal no site da Organização
(http://www.fmcsv.org.br/Pt-br/oquefazemos/programazeroatres/workshopinternacional/Paginas/default.aspx).

 


< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888