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Sucesso do 1º Curso de Especialização em Promoção do Desenvolvimento Infantil garante novas turmas

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, realizou, de setembro de 2011 a setembro de 2012, um curso inovador com o objetivo de disseminar conhecimento para profissionais voltados ao Desenvolvimento Infantil, especialmente àqueles que atuam nos municípios parceiros da Organização.

“A iniciativa também respondeu à escassez de cursos que abordem de forma integral e integrada os temas da Primeira Infância”, explica Ely Harasawa, Gerente de Programas da FMSCV.

Durante 420 horas, divididas em nove módulos e a elaboração orientada da monografia, os 36 alunos esmiuçaram temas como Desenvolvimento Infantil e Responsabilidade Social, Diagnósticos Locais, Comunicação Social e Promoção do DI, Metodologia Científica, Gestão de Projetos em DI.

“Houve muito envolvimento. Vários participantes vivem em cidades distantes. Eles percorriam, a cada 15 dias, até 600 km, ficando conosco sexta e sábado, imersos nas aulas”, ressalta Ely.

Dentre os alunos estavam gestores de municípios, profissionais da educação, da saúde e da assistência social. O corpo docente contou com professores da Escola de Enfermagem da USP, da PUC de São Paulo e Consultores da FMCSV.

No curso certo

Os objetivos da iniciativa, segundo avaliação realizada pela FMCSV, foram alcançados: 64% dos participantes consideraram que a experiência ultrapassou suas expectativas; 30% declararam que respondeu às expectativas.

“Ficou evidenciado que os participantes saíram do curso com mais bagagem para o seu trabalho. Agora, temos replicadores e líderes preparados para disseminar os conhecimentos em seus polos e tentar garantir que, mesmo com as mudanças nas gestões municipais, as práticas em favor do desenvolvimento infantil sejam mantidas. O que cabe a nós, da Fundação, é aprimorar alguns aspectos para viabilizar a replicação da experiência em outras regiões do País”, explica Eduardo Marino, Gerente de Avaliação e Pesquisa da FMCSV.

Diante desse cenário, o momento é o de criar estratégias e parcerias com outras universidades para ampliar as turmas e levar a proposta aos Estados, atingindo um maior número de profissionais para que possam qualificar sua atuação, planejar, implantar, gerenciar, avaliar e disseminar práticas em DI. Dessa forma, é possível gerar escala e impactar milhares de mães e crianças com ações e procedimentos que, de fato, contribuam ao desenvolvimento infantil.

 

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