Destaque

Oficina conclui implantação dos Projetos em quatro municípios

A cidade de Itirapina (SP) sediou a última oficina de apoio técnico dos Projetos de Intervenção Local promovidos pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal para as equipes dos municípios de Itupeva, Penápolis, São Carlos e Votuporanga. O encontro aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro de 2012, e serviu como um balanço da atuação nos últimos três anos para os representantes da FMCSV e os gestores do programa.

O Programa Primeiríssima Infância tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a gestação e os cuidados com crianças entre zero e 3 anos. Para isso, a FMCSV promoveu intervenções diretas nos municípios, buscando mobilizar e instrumentalizar os serviços públicos para a priorização e a qualificação da atenção à Primeira Infância.

Passados três anos após o início dos projetos, o diretor presidente da FMCSV, Eduardo Queiroz, lembra que a oficina deu início ao ciclo de encerramento da participação da Fundação. “Ainda temos algumas atividades previstas, mas, a partir de agora, as pessoas em seus municípios darão continuidade ao projeto”, explica. A conclusão da oficina é que o resultado do programa é extremamente positivo. E os números mostram isso:

  • 2 mil profissionais capacitados;
  • Conhecimento multiplicado para mais 8 mil profissionais;
  • 10 Semanas do Bebê realizadas.

A oficina teve a participação de 45 pessoas, entre elas, secretários de Saúde, de Educação, Assistência Social e coordenadores das várias Secretarias e técnicos das quatro cidades. Foram realizados trabalhos em grupo e cada município pôde contar sua história dentro do Programa Primeiríssima Infância.

“Pela identificação dos pontos importantes, a oficina vai facilitar a missão das pessoas, que, em seus municípios, darão continuidade ao projeto quando a Fundação não estiver mais envolvida”, disse Queiroz, ressaltando também a participação da Organização Social Congregação Santa Catarina, que atua na região de Cidade Ademar, na zona sul da cidade de São Paulo, e que também implementou o Primeiríssima Infância.

Para Queiroz, foi uma grande oficina de reflexão, que deixou como saldo a confirmação de que os municípios continuam acreditando que os projetos são sustentáveis. “Deu-nos a sensação de que conseguimos dar uma base sólida aos projetos”, disse.

Em cada uma das cidades, essa base se traduz em diferentes fortalezas:

  • Penápolis – conseguiu construir uma forte mobilização comunitária e nas redes sociais em torno do desenvolvimento infantil.
  • Votuporanga – a continuidade na gestão municipal possibilitou um contexto que vai ajudar muito o projeto. A cidade foi dividida em territórios e, em cada um, há um grupo responsável pela divulgação do Primeiríssima Infância.
  • Itupeva – há uma lei municipal que prevê a realização da Semana do Bebê anualmente.
  • São Carlos – evoluiu muito e hoje tem profissionais bastante qualificados. Mesmo mudando a gestão, terá condições de dar continuidade ao projeto.
 


< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888