Projetos Sociais
Semana do Bebê:
uma iniciativa em pleno crescimento
 

A Semana do Bebê, ação realizada em mais de cem municípios brasileiros, é um evento que reúne diversas atividades relacionadas ao Desenvolvimento da Primeira Infância. Sua primeira edição aconteceu em Canela (RS), que este ano promoveu sua 13ª Semana, com repercussão suficiente para que a ação se espalhasse por diversos municípios brasileiros, revelando-se uma iniciativa pública de sucesso a favor de uma importante demanda social.

Durante o período do evento, o município organiza diversas atividades envolvendo os principais assuntos relacionados a gestantes e crianças. “Do nosso ponto de vista, a Semana também contribui ao fazer com que diferentes setores – como saúde, educação e sociedade – trabalhem juntos, o que normalmente não acontece”, explica Ely Harasawa, Gerente de Programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).

Por isso, a FMCSV incentiva todos os municípios parceiros a realizarem suas Semana do Bebê. No mês de agosto, duas cidades parceiras promoveram o evento: Itupeva (5 a 10/8) e Penápolis (13 a 18/8) , ambas no estado de São Paulo. Em setembro, é a vez de Votuporanga produzir a sua versão do evento. Segundo Ely, “em alguns municípios, a Fundação apoia a iniciativa com financiamento e informação. Mas cada uma dessas semanas são promovidas por seus respectivos gestores públicos”.

A edição mais recente da Semana do Bebê de São Carlos, interior de São Paulo, aconteceu entre os dias 11 e 16 de junho. Segundo Natanael Alves, Secretário Executivo do Programa Primeira Infância de São Carlos, “a primeira Semana, que aconteceu em 2011, teve uma grande aceitação na cidade. Por isso, a expectativa aumentou para 2012, e o número de atividades cresceu significativamente”.

O evento de 2011 teve, entre tantas coisas, uma palestra sobre os dez passos para a humanização do nascimento e uma passeata de bebês chamada de “Mamaço”. Em 2012, além das atividades tradicionais, o evento contou com a presença de profissionais de saúde, educação, conselho tutelar e judiciário, além de grande parte da população da cidade. Segundo Natanael, “por termos atendido às expectativas do ano passado, neste ano aumentou o número de entidades e organizações que querem ajudar na organização do evento”.

“A Fundação nos apoiou em todos os momentos, desde a construção da proposta para um programa de desenvolvimento infantil até a realização de oficinas de apoio técnico. A visita a uma Semana do Bebê de Canela foi fundamental nesse processo”, explica Natanael.

 

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888