Para proporcionar crescimento social e econômico ao Brasil, além de oferecer oportunidades iguais para toda a população, é necessário investir mais no Desenvolvimento da Primeira Infância. Essa é uma das conclusões apresentadas no livro Educação Infantil: programas para a geração mais importante do Brasil, de David K. Evans e Katrina Kosec, editado em 2011 pelo Banco Mundial e revisado e traduzido para o português pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).
No 1º capítulo, intitulado "Educação Infantil – prioridade para os próximos anos", os autores reforçam a importância da educação infantil no Desenvolvimento da Primeira Infância por meio de dados e exemplos nacionais e internacionais. E também mostram que, apesar de uma forte evolução no segmento nos últimos 15 anos, ainda é necessário muito trabalho e investimento para o Brasil atingir os níveis apresentados por países de maior renda.
Por outro lado, algumas intervenções públicas a favor da Primeira Infância estão contribuindo efetivamente para evitar as consequências negativas da falta de atenção durante os primeiros anos de vida. Programas como o Bolsa Família e ações de visitas domiciliares têm ajudado a melhorar os níveis de escolaridade e reduzir a criminalidade.
O capítulo termina com os avanços recentes nos campos do Desenvolvimento da Primeira Infância e lista alguns dos principais problemas enfrentados pelo Brasil na área de Educação Infantil, entre eles a falta de fortalecimento da qualidade na educação infantil e a dificuldade de acesso a este nível de ensino. O relatório ainda sugere três passos para o Desenvolvimento da Primeira Infância no Brasil: integrar os serviços de Desenvolvimento na Primeira Infância (saúde, proteção social e educação), conquistar o apoio das Parcerias Público-Privadas e buscar equalizar as diferenças entre as políticas públicas de diversos municípios.
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