Destaque

II Simpósio Internacional de Desenvolvimento
da Primeira Infância

 

Dentro dos assuntos relacionados à Primeira Infância, existe um abismo que separa o conhecimento científico dos programas e políticas públicas. Em princípio, isso acontece pela carência, entre pesquisadores e gestores públicos, de um canal de comunicação seguro, eficiente e devidamente estabelecido. Além disso, muitas vezes esse conhecimento não é explícito e precisa ser traduzido e adaptado para um entendimento correto por parte do público leigo.

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), por meio do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), promoveu o II Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, com o tema “Ciência e políticas públicas: um diálogo fundamental”. Realizado nos dias 12 e 13 de setembro, o evento reuniu mais de 400 participantes, entre pesquisadores, acadêmicos, gestores públicos e representantes de organizações sociais, todos ligados à Primeira Infância.

“Nesse evento, pudemos ver o quanto os pesquisadores estão antenados com a realidade da Primeira Infância e como o gestor público, apoiado por um conhecimento científico adequado, pode criar programas e políticas mais apropriadas”, analisa Ely Harasawa, Gerente de Programas da FMCSV.

Para que conclusões como essa pudessem ser formuladas, a programação do simpósio apresentou diversos cases nacionais e internacionais. Também participaram os palestrantes Charles Nelson III (professor de pediatria e neurociência da Escola de Medicina de Harvard), Ricardo Paes de Barros (secretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos [SAE] da Presidência da República), Giovanni Cerri (secretário de Saúde do Estado de São Paulo), Kate Billingham (diretora de projetos do Programa Family Nurse Partnership – Inglaterra), Susan Bales (fundadora e presidente do Instituto FrameWorks) e Kerry McCuaig (professora da Universidade de Toronto/Quebec Universal Child Care).

Um dos principais destaques foi a apresentação da pesquisa feita pela FMCSV, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro e Ibope, sobre a percepção da população acerca da Primeira Infância. Esse estudo trouxe conclusões a respeito da percepção dos pais sobre a gestação, o nascimento e o desenvolvimento de seus filhos no período da Primeira Infância.

“Eu tenho um sentimento de que a missão foi cumprida”, afirmou Eduardo Queiroz, Diretor Presidente da FMCSV, ao final do evento. Segundo ele, por meio dos trabalhos do simpósio, “conseguimos  aproximar um pouco mais ciência, academia, sociedade e gestores públicos”.

Para apresentar o conteúdo e os resultados do simpósio, em breve publicaremos uma edição extra do Boletim dedicada exclusivamente ao tema.


< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888