Aconteceu Aqui
Série de Diálogos O Futuro se Aprende
 

No último dia 10 de agosto, o Inspirare (ONG voltada para assuntos relacionados à qualidade da educação no Brasil), o Porvir (portal de notícias do Inspirare) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) se uniram para realizar o segundo evento da Série de Diálogos O Futuro se Aprende, onde representantes do governo e da sociedade civil trocam ideias e experiências sobre políticas públicas. O convidado dessa edição foi Ricardo Paes de Barros, secretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, um dos principais formuladores das políticas federais para a Primeira Infância.

Segundo o convidado, houve avanços significativos na redução da mortalidade infantil, da subnutrição e dos maus tratos. Isso quer dizer que o Brasil está conseguindo remover os principais obstáculos ao Desenvolvimento da Primeira Infância. “Mas mesmo acabando com isso, as crianças não vão dar um salto e atingir todo o seu potencial”, afirma Paes de Barros. Para contornar essa situação, é necessário olhar para os “indicadores positivos”, ou seja, verificar como anda a criança brasileira em áreas relacionadas ao seu bem-estar e desenvolvimento físico e cognitivo. Contudo, ainda não existem indicadores seguros para medir esses fatores.

Paes de Barros ainda comentou sobre o Brasil Carinhoso, programa lançado pelo Governo Federal que prevê a transferência de renda para famílias pobres com filhos de até 6 anos. Isso porque, segundo o secretário, é mais fácil e eficaz estimular o desenvolvimento da criança nessa idade, que gera transformações  persistentes e duradouras. Após a fala do secretário, o público, composto por lideranças das áreas de Educação, Saúde e Terceiro Setor,  teve a oportunidade de se expressar, questionar os posicionamentos do Governo Federal e fazer sugestões para aprimoramento das políticas.

Ao se manifestar, Eduardo Queiroz, presidente da FMCSV, fez um rápido pronunciamento ressaltando a importância de se realizar políticas públicas de forma integrada, estabelecendo fluxos de informação entre diferentes setores do Governo, principalmente entre Saúde, Educação e Assistência Social.

 

< voltar
 
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888