FMCSV concebe uma marca para a Primeiríssima Infância
 

O Programa Primeira Infância, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, está de cara nova. A FMCSV criou – em parceria com a Setor 2 ½, uma assessoria de branding, negócios e marketing – a marca Primeiríssima Infância, a fim de facilitar o processo de comunicação dos projetos sociais de desenvolvimento infantil com foco na faixa etária de 0 a 3 anos para a sociedade.

Desde o início dos trabalhos, em 2008, quando eram denominados Projetos Sociais,  incluindo seis municípios do Estado de São Paulo, a FMCSV percebeu algumas dificuldades na comunicação da iniciativa para a sociedade em geral, profissionais e gestores públicos, envolvidos no processo de adesão e operacionalização do projeto. Para solucionar essa questão, foi desenvolvida uma nova marca que facilita a comunicação e provoca um vínculo emocional instantâneo com a temática. “Recomendamos a criação de uma marca que pudesse ser operacionalizada, praticada e compreendida facilmente pela sociedade”, explica o diretor da Setor 2 ½, Percival Caropreso.

Primeiríssima Infância

Para desenvolver a nova marca, o posicionamento e o conceito criativo, a agência tomou por base as premissas do Programa Primeira Infância, que vai da gestação até os seis anos de idade. Como, atualmente, a Fundação tem direcionado esforços para disseminar o conhecimento científico voltado para a faixa etária de 0 a 3 anos, foi preciso pensar em um diferencial, nomeado de Primeiríssima Infância. “Acredito que essa nova marca e posicionamento darão um senso de unidade aos nossos programas”, destaca a gerente de Programas da FMCSV, Ely Harasawa.

O passo seguinte foi definir o elemento gráfico que representaria a Primeiríssima Infância. “Após uma série de ensaios e pesquisas sensoriais realizadas com mães, enfermeiras e psicólogas infantis, a Setor 2 ½ decidiu que a figura seria um dado”, revela Caropreso. “Entendemos que existe uma associação no imaginário das pessoas de que, em um jogo, o dado é um instrumento de avanço para os participantes.”

Outro elemento representativo encontrado nesse dado são as facetas que trazem sempre o numeral seis – representado pelos círculos. Isso quer transmitir que a Primeira Infância não pode ser um lance aleatório. Precisa ser bem tratada para que o dado sempre mostre o seis. Além disso, para fazer alusão à Primeiríssima Infância, de 0 a 3 anos, as peças elaboradas pela agência têm apenas três, dos seis pontos, coloridos, que destacam os três primeiros anos e que, pelas cores, remetem ao conceito de semáforo (pare, atenção e siga).

Para a presidente do conselho de curadores da FMCSV, Regina Vidigal, a criação da Primeiríssima Infância consegue reunir tudo o que a Fundação quer comunicar sobre a iniciativa.  “A marca criada pelo Percival Caropreso é um verdadeiro presente para a Fundação porque ela consegue conciliar o apelo emocional, a atratividade, o poder de comunicação e a credibilidade, tudo nas doses certas. É exatamente o que precisávamos”, comemora Regina.


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