Oportunidade de construir um país com base sólida
 

O Brasil está crescendo, tornando-se competitivo, integrando um grupo de países emergentes e em desenvolvimento e, o mais importante, está inserindo em sua agenda – seja no primeiro, no segundo ou no terceiro setor – o tema Primeira Infância, que corresponde aos seis primeiros anos de vida, quando o cérebro da criança desenvolve cerca de 700 conexões neurais por segundo. Essas sinapses, como são chamadas as conexões, têm impacto decisivo em como as pessoas formam a capacidade de aprendizado e o controle emocional.

É inegável o esforço do país, e aqui me refiro ao governo nos níveis federal, estadual e municipal, em olhar para a Primeira Infância com a devida atenção e o entendimento de que essa é a base para o crescimento e o desenvolvimento futuro da nação.

Aproveito para lembrar, ainda, que esse tema já faz parte, por exemplo, da agenda da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Também reforço o anúncio dos projetos para a Primeira Infância feito pela presidente Dilma Rousseff. Isso nos leva a crer que o governo, bem como outras instituições do segundo e do terceiro setor, estão entendendo que um país que não olha atentamente para as crianças pequenas está perdendo a oportunidade de construir uma base sólida no momento mais oportuno.

O cenário descrito acima pode, inclusive, ser ratificado com a criação dos novos projetos e parcerias firmadas pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) nos últimos anos – caso da formação do Núcleo Ciência Pela Infância, por meio da aliança estabelecida com o Center on the Developing Child (CDC) da Universidade de Harvard, com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Insper Instituto de Pesquisa e Ensino e o David Rockefeller Center for Latin American Studies, também da Universidade de Harvard.

Isso significa que estamos avançando no nosso propósito de ser uma referência para a sociedade no que diz respeito à geração e disseminação de conhecimento científico e de processo em prol do desenvolvimento infantil.

Foi com o objetivo de compartilhar todos esses avanços, fomentar e ampliar o debate e a disseminação do cuidado pela Primeira Infância que a Fundação decidiu criar esta newsletter para dialogar com você, caro leitor. Nesta primeira edição, será possível conhecer iniciativas importantes, como o Curso de Liderança Executiva, a criação da marca Primeiríssima Infância e, ainda, a expansão das nossas atividades para a região metropolitana de Jundiaí.

Boa leitura!

Eduardo Queiroz, diretor-presidente da FMCSV

 

< voltar
  Compartilhar
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888