Primeira turma do Programa de Liderança Executiva conclui curso
 

A última etapa do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, promovido pelo Núcleo Ciência Pela Infância e coordenado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), pelo Center on the Developing Child (CDC) da Universidade de Harvard e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), ocorreu nos dias 21 e 22 de junho, em Porto Alegre.

Durante o encontro, realizado na sede da universidade gaúcha, os participantes tiveram oportunidade de apresentar projetos de políticas públicas voltadas para a Primeira Infância, aplicando os conhecimentos adquiridos durante o Programa, que teve início em março, na Universidade de Harvard. As propostas preveem ações em diversos estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

“Entre os desafios que os grupos apontaram para as políticas públicas de promoção do Desenvolvimento da Primeira Infância no Brasil, estão o acesso limitado dos mais pobres às creches, a integração total das ações, programas e políticas, o Sistema de Monitoramento, as visitas domiciliares versus o atendimento fora de casa e a informação aos pais”, afirma a gerente de Programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Ely Harasawa.

Entre os mais de 60 participantes e convidados, estavam presentes 12 parlamentares que, sob o comando do Deputado Federal Osmar Terra, definiram propostas para a criação de um Projeto de Lei que servirá de marco legal para a Primeira Infância no Brasil. O documento terá os princípios que deverão reger as políticas de Primeira Infância no país e avanços em relação ao que existe hoje nacionalmente. “Nosso objetivo é elevar a Primeira Infância ao patamar de estratégia integrada, setorial e verticalmente, com políticas de estado, e não apenas de governo, para que as ações prossigam independentemente de possíveis trocas partidárias no poder”, explica Osmar Terra, que lidera a Frente Parlamentar pela Primeira Infância.

A iniciativa possibilitou também um maior engajamento na causa. “Até então, não tínhamos como foco a Primeira Infância. Abraçamos a causa agora, o que tem sido interessante, e estamos aprendendo muito com os conceitos que nos permitem, por exemplo, direcionar a questão da sustentabilidade para as gerações futuras”, avalia Leandro Pinheiro, coordenador do Programa de Educação e Saúde da Fundação Amazonas Sustentável.

Segundo James Cairns, diretor de Projeto do Center on the Developing Child, da Universidade de Harvard, o Programa cumpriu seu objetivo e superou as expectativas. “Nós esperamos, juntamente com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, formar novas turmas nos próximos anos”, afirma.

 

< voltar
  Compartilhar
 
BOLETIM © FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL – Rua Fidêncio Ramos, 195, cj.42
Vila Olímpia – 04551-010 – São Paulo/SP | fmcsv@fmcsv.org.br | 55 11 3330-2888 | 55 11 3079-2888